Usuários do GAPA/RS lançam jornal sobre HIV/AIDS

O GAPA/RS – Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS do Rio Grande do Sul está lançando a primeira edição do jornal Mais Expressão de Vida. Escrito por pessoas que vivem e convivem com HIV/AIDS, o principal objetivo do projeto é ampliar a informação sobre o tema e sensibilizar as pessoas atingidas pela epidemia da AIDS para a adoção de atitudes positivas. Mas também estimular o protagonismo dos usuários da ONG, qualificando-os para atuarem como multiplicadores de hábitos, informações e atitudes relativas à epidemia, tornando-os sujeitos ativos na luta por direitos e construção da cidadania.

Catarse promove oficinas de comunicação
Em encontros semanais, o grupo recebe orientação de jornalistas da Catarse sobre produção de textos e fotos, debate sobre assuntos relacionados ao HIV/AIDS, escolhe as pautas e realiza entrevistas. O principal diferencial deste jornal é justamente ser escrito por quem conhece por dentro a realidade de viver e conviver com HIV/AIDS, e isso se expressa nos textos. Cada edição conta com um encarte especial produzido por populações específicas, falando sobre suas particularidades. Neste primeiro número foi abordada a situação das travestis.

A distribuição dos exemplares
O jornal é distribuído gratuitamente pelos próprios autores das matérias em locais onde a população busca informação ou atendimento para HIV/AIDS, como nas salas de espera nos Serviços de Saúde ou em outras ONGs.

A Catarse também é responsável pelo projeto gráfico, diagramação e edição do jornal.

Contatos para entrevistas e debates:
GAPA/RS – Fone: 3221.6363 – E-mail: gapars@terra.com.br
Coordenadora do projeto: Grazielly Giovelli
Assessoria de imprensa: Catarse – Coletivo de Comunicação
F: 3012.5509

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *