Grande Tambor no Okupa Viaduto hoje

Hoje é noite de Okupa Viaduto, na escadaria da Borges. Às 22h tem exibição de trechos do filme O Grande Tambor, com participação de Sergio Valentim e Mestre Paraquedas.

Atividades culturais para embalar as noites de terça. Ocupar as ruas, calçadas, praças e escadarias. Circo, música, batucada, palco abeto, vídeos.

Horário das bandas e palco aberto: 20h até 22h.

Horário do cinema, circo, teatro, poesias e malabares: 22h até as 23:45h

Traga seu isopor, seus instrumentos, sua rebeldia e sua alegria.

OKUPA VIADUTO

MOVIMENTO CULTURAL

OKUPA VIADUTO, um espaço cultural, lugar onde as pessoas se encontram, se encantam durante as terças feiras de Porto Alegre, para trocar conhecimentos, fazer arte e trocar ideias, jogar conversa fora…

Os espaços culturais de Porto Alegre estão sendo submetidos ao toque de recolher da prefeitura e seus agentes financiadores ( grandes comércios, multinacionais, elitização). Espaços públicos privatizados ( Largo Glênio Peres/coca cola, Araújo Viana/opus, orla do Guaíba/pepsi), as praças da cidade encontram se abandonadas, sem iluminação, banheiros e incentivo para que as pessoas e suas famílias frequentem as praças a noite. A CIDADE BAIXA histórico bairro Boêmio, sistematicamente a anos vem sofrendo com as politicas da SMIC com fechamentos de comércios mais alternativos (BARATOS), toque de recolher e censura aos artistas de Rua.

Mas enquanto isso do outro lado da “moeda” shoppings brotam da terra e ganham os céus, super restaurantes e pubs, botecos chiques, elitização da cultura ( Porto Alegre em cena, COPA DO MUNDO, revitalização do Cais do Porto…) onde com as “regras de convivências” ($$$) não nos é permitido a entrada a pé, de ônibus ou de bice, com o violão nas costas e com a bebida barata.

Mas nós também não queremos esses lugares: Gostamos das ruas, das rodas de violão, da batucada, de pessoas (seres Humanos), de músicas, de risadas, de conversas, não queremos sustentar grandes comércios, nem empresários, queremos reinventar a economia através da solidariedade, da autonomia, do apoio mútuo, da autogestão, queremos andar juntos pelas ruas de Porto Alegre discutindo politica e fazendo poesias em ação.

Acreditamos que festa, alegria, liberdade, combinam com respeito. Respeito aos trabalhadores e trabalhadoras, respeito aos vizinhos, respeito as diversidades e a liberdade.

Propomos que seja itinerante o encontro do OKUPA VIADUTO, tomando todas as estações da escadaria da Borges com cultura e alegria, pois acreditamos que a única forma de parar com as politicas de repressão e a privatização dos espaços públicos é:

OKUPAR AS RUAS, OS PARQUES E AS PRAÇAS, RESGATANDO E REINVENTANDO A CULTURA POPULAR DA NOSSA CIDADE.

AGRADECEMOS O APOIO E A PARTICIPAÇÃO DE TODXS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *