Parque Nacional da Chapada Diamantina em Chamas

Um incêndio florestal descontrolado devasta o Parque Nacional da Chapada Diamantina há quatro dias e atinge dimensões alarmantes, destruindo fauna, flora e manancial hídrico de uma das principais Unidades de Conservação do país e ameaça povoados e cidades no entorno do Parque.
O fogo teve início no dia 7 de janeiro deste ano, segunda-feira, no município de Palmeiras, nas imediações do Vale do Capão, atingindo os Gerais do Morrão, a nascente do Riachinho, a Serra dos Cristais e se dirige em várias direções ameaçando a Cachoeira da Fumaça, o Vale do Pai Inácio, o povoado da Lagoa, da Conceição dos Gatos, Campos São João e a cidade de Lençóis. Fornecer números nesse momento é impossível, pois o fogo arde e se alastra velozmente.
O combate está sendo realizado pelas brigadas voluntárias locais, juntamente com a brigada do ICMBio, Associação de Condutores do Vale do Capãoe moradores, sem Equipamento de Proteção Individual.
No entanto, as autoridades municipais, estaduais e federais parecem não ter percebido a urgência de uma ação maior e mais eficaz do que apenas o combate humano. Os brigadistas encontram-se exaustos, os equipamentos de combate danificados,enquanto aguardam um posicionamento objetivo e a presença das autoridades com equipamentos, reforço humano capacitado e PRINCIPALMENTE COMBATE AÉREO, com helicópteros e aviões que percorram a linha de fogo quilométrica e alcancem focos em locais inacessíveis ao combate humano.
Esperamos que a ação das autoridades se equipare à atitude da sociedade civil e faça a sua parte enviando equipamentos e reforço com urgência.

Brigada Voluntária do Vale do Capão
Vale do Capão – Distrito de Caeté-Açu
Palmeiras – BA  / CEP: 46.940-000
Contatos: ACV-VC (75) 3344-1087
brigadavoluntariadocapao@hotmail.com
 
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *