Projeto Minhas Andanças – Noel Guarany

Entrevista com Alceu de Deus Collares, amigo de Noel Guarany.

 

Projeto Minhas Andanças – Noel Guarany (www.noelguarany.com.br)

A contrução de uma memória e  identidade missioneira e guarany

A ideia da produção de um documentário sobre Noel Guarany surgiu a partir de um projeto de dissertação de mestrado em História que está sendo desenvolvido por David Cunha na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seu trabalho pretende investigar a construção de uma identidade missioneira e guarani do gaúcho a partir da obra do cantor e guitarreiro. Também busca analisar as relações entre essa obra, a própria trajetória de Noel e o contexto em que se desenvolveram, sobretudo nas décadas de 1970 e 1980, período de intensas mobilizações pela democracia no Brasil.

Para tanto, além de recorrer a fontes escritas (entrevistas, reportagens, correspondências públicas e privadas) e, especialmente, às próprias canções do missioneiro, está prevista a realização de entrevistas com pessoas que tiveram alguma relação com ele. Resolveu-se, então, aproveitar a necessidade de se explorar todas essas fontes para a pesquisa acadêmica como base para a realização de um filme, ampliando, com outra linguagem, as possibilidades de comunicação com o público sobre as andanças de Noel. Nessa realização independente, contaremos com a experiência do Coletivo Catarse – uma cooperativa de comunicação e produtora de vários trabalhos de base etnográfica ao longo de sua pequena, mas rica, história.

O documentário vai, para além do trabalho do mestrando David, explorar na liguagem audiovisual todo o material encontrado nas pesquisas, como fotografias antigas, as músicas, causos e outros textos sobre a vida de Noel Guarany.

Por tudo isso e para fazer tudo isso, contamos com o apoio e colaboração de todos para a realização desse trabalho.

One thought on “Projeto Minhas Andanças – Noel Guarany”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *