Mostra Sonora Brasil inicia com Alabê Ôni

Dia 22 de agosto, no teatro do SESC, na Alberto Bins 665, às 20h. No dia 26, às 19h, é a vez do filme O Grande Tambor.

Confira o release e o material de divulgação do SESC-RS:

sesc-alabe-oni

Porto Alegre recebe 1ª Mostra Sonora Brasil Sesc
Programação musical gratuita com o tema Tambores e Batuques acontece entre os dias 22 e 26 de agosto.

O cenário musical da Capital ganha um reforço neste mês com a 1ª Mostra Sonora Brasil Sesc. As apresentações, todas gratuitas, acontecem de 22 a 26 de agosto, no Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665) e compõem o projeto realizado nacionalmente há mais de uma década pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).

Com destaque para a promoção da diversidade e da circulação da música brasileira, estarão em Porto Alegre grupos de Estados como Bahia, Amapá, Pará, e ainda o representante gaúcho Alabê Ôni. Além das apresentações inéditas na Capital, os quatro grupos vão circular pelo RS, até novembro, levando manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas, a partir do tema “Tambores e Batuques”.

Abrindo a Mostra, na sexta-feira, dia 22 de agosto, a banda Alabê Ôni (RS) se apresenta a partir das 20h. Já no dia 23, das 14h às 18h, também no Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665) acontece um encontro sobre percussão denominado “Oficina de Tambores Gaúchos” com os quatro músicos do grupo gaúcho – Richard Serraria, Mimmo Ferreira, Pingo Borel e Kako Xavier -, todos pesquisadores que se dedicam à recuperação da história do tambor de sopapo — o Grande Tambor. No show e na oficina, que tem inscrições antecipadas e vagas limitadas, estarão em pauta desde maçambiques, até quicumbis, alujás e candombes, todas manifestações da cultura negra gaúcha ligadas à tradição religiosa.

Músicos baianos sobem ao palco do Teatro do Sesc Centro, a partir das 19h do dia 23, com o espetáculo “Raízes do Samba de Tocos”. O Amapá é atração do domingo, dia 24, com “Raízes do Bolão”, também às 19h. Na segunda-feira, dia 25, a partir das 19h, os paraenses do “Samba de Cacete da Vacaria” sobem ao palco do Teatro. Encerrando a programação, às 19h do dia 26, o público poderá conferir a exibição do filme “O Grande Tambor”.

Além da Capital, cidades gaúchas que estão no circuito 2014do Sonora Brasil Sesc são: Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro, Camaquã, Pelotas, Alegrete, Santa Rosa, Passo Fundo, totalizando 32 apresentações.

One thought on “Mostra Sonora Brasil inicia com Alabê Ôni”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *