Conferência Local Mbyá-Guarani

[Comunicação Kuery] A Etapa Local da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista aconteceu entre os dias 14 e 16 de julho de 2015 na Aldeia Coxilha da Cruz no Rio Grande do Sul. Nesta etapa da conferência estiveram reunidos índígenas mbyá-guarani de 19 aldeias do Estado, cerca de 90 participantes no total.

Tendo como tema central a relação do Estado brasileiro com os povos indígenas no Brasil sob o paradigma da Constituição de 1988, o encontro organizado pelo Conselho de Articulação do Povo Guarani (CAPG/RS), juntamente com a Coordenação Técnica Local/Porto Alegre da FUNAI busca reafirmar as garantias reconhecidas aos povos indígenas e propor diretrizes para a construção e a consolidação da política nacional indigenista.

Propostos enquanto espaços autônomos dos povos indígenas, a Etapa Local privilegiou a conversação na própria língua mbyá, com falas de xamãs, caciques, jovens, homens e mulheres.

Maurício Gonçalves, presidente da CAPG, falou sobre a conferência:

“Está tendo a participação das lideranças, dos caciques guarani e de praticamente todas as aldeias que ficam aqui na região.

Esta etapa proporciona que nossa lideranças discutam os problemas que nos afetam…”

A Comunicação Kuery, coletivo de comunicadores Mbyá-Guarani, registrou em foto e vídeo a conferência.

IMG_4789

IMG_4962

IMG_4919

IMG_4902

IMG_4888

IMG_4985

IMG_5070

IMG_5003

IMG_5015

IMG_5022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: