Coletivo Catarse, 11 anos

Como condensar em apenas 2 minutos 11 anos de trabalho?

Este vídeo ali embaixo é uma tentativa. Ele faz parte de um compêndio histórico que construímos para mostrar uma parte do nosso trabalho, uma organização que foi desde a construção de um simples currículo – que acabou não sendo simples, porque é muita coisa! – até as respostas de um roteiro que demandava o edital do Ministério da Cultura de Pontos de Mídia Livre.

Foi um esforço coletivo que fizemos e que nos deu uma boa dimensão de quem somos e o que já construímos – um processo interessante este o de olhar pra dentro, mesmo em nossas vidas privadas, que nos esquecemos de fazer sempre em vista de viver intensamente o presente e responder aos estímulos momentâneos, não é mesmo?

Enfim, no meio da correria louca de prazos, a feliz “coincidência” de se fechar um edital como este em vias de completarmos o primeiro ano do início de uma nova década – 11 anos! Não foi difícil nos emocionar nas redações de justificativas e nas buscas de trabalhos e apoios. Apoios, estes, aliás, que, no geral, se para uma banca de avaliação de projeto não pesa tanto, para nós foi o que mais valeu. Porque é o retorno direto, é o texto burocrático ou escrito de próprio punho, mas assinado no papel, com sentimento, dizendo para a gente, de uma certa forma, “olha, sabemos que vocês estão aí e achamos o trabalho de vocês importante, continuem!” – um retorno tão singelo e ao mesmo tempo tão importante.

No primeiro edital de Mídia Livre que participamos, em 2010, foram cerca de 60 cartas enviadas em nosso apoio, neste ano, foram 121 de todas as regiões do Brasil. Isso representa para o Coletivo Catarse a certeza de que estamos em um caminho construtivo, coletivo, que nos permite seguir existindo em um projeto de trabalho e de vida diferente daquilo que comumente somos ensinados a desejar ali naquele mundo que passa corrido lá fora – gostamos muito do que fazemos, nos cansamos muito com a correria toda, mas a satisfação de enxergar o retorno de nossas realizações supera qualquer tipo de adversidade.

Portanto, neste completar de 11 anos, gostaríamos nos voltar pra dentro e agradecer, do fundo de nossos corações, a todos aqueles que de alguma forma nos deram sustentação nessa longa caminhada, a todos aqueles que nos apoiaram e que nos apoiam e a todos aqueles que, mesmo sem perceber, fazem já parte de nossas histórias.

Um grande abraço!

Coletivo Catarse, 11 anos! Comunicação Para Transformar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: