Vivência com o Tambor de Sopapo

Durante os dias 14 e 15 de novembro de 2015 vai acontecer uma vivência tendo como foco o Tambor de Sopapo. Serão 2 dias para conhecer a história deste tambor típico do Rio Grande do Sul, herança cultural dos negros escravizados que trabalharam nas charqueadas durante o século XVIII.

O Sopapo carrega consigo uma história incrível, tendo passado por altos e baixos e considerado, até certo ponto, extinto. Em 1998, foi resgatado pelos Mestres Griôs Giba Giba e Baptista através do Projeto Cabobu. Além da história carrega, também, a força da ancestralidade negra.

Para saber mais, assista ao filme O Grande Tambor, de realização do Coletivo Catarse em parceria com o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e artistas como Richard Serraria.

Durante a vivência, as pessoas terão a oportunidade de conhecer mais a fundo o instrumento e sua história, além de presenciar parte da construção de um sopapo pelas mãos de José Baptista, filho de Mestre Baptista, luthier que desenvolveu junto a seu filho uma metodologia própria de construção do tambor moderno. Hoje, o filho é a pessoa que mantém vivo este patrimônio histórico, construindo em sua oficina, na casa de sua família em Pelotas, sopapos de acabamentos impecáveis.

Venha participar dessa vivência, que também contará com a sabedoria de Dona Maria, mãe de José e fiel amiga e companheira de Mestre Baptista. Veja e ouça de perto a história sendo recontada e construída pelas mãos de quem tem a memória viva.

Uma realização do Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre com o apoio do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo.

A vivência é gratuita porém as vagas são limitadas. Para se inscrever, preencha este formulário.

Serviço:

Vivência com o Tambor de Sopapo
Dias: 14 e 15 de novembro de 2015
Horário: 9h – 12h e 14h – 17h30
Local: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Av. Capivari, 602 – Cristal, Porto Alegre – RS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *