Oficina no Quilombo dos Alpes: árvore genealógica

No ano de 2018, o Coletivo Catarse foi convidado para filmar uma série de oficinas realizada no Quilombo dos Alpes. As atividades foram desenvolvidas pelo  Núcleo de Estudos Geografia e Ambiente da UFRGS (NEGA/UFRGS) em parceria com a Associação Quilombo dos Alpes D. Edwirges para atender as crianças e jovens da comunidade.

Registramos quatro oficinas: árvore genealógica, horta, mankala e territórios negros. Os vídeos resultantes deste acompanhamentos serão divulgados semanalmente nos canais do Coletivo Catarse e na página do Quilombo dos Alpes no Facebook.

Na oficina Árvore genealógica, quarto vídeo da série,  é feito um resgate da ancestralidade da comunidade.  O ponto de partida é a lembrança de vó Edwirges, uma escrava fugida que se instalou no morro dos alpes com sua família, dando origem ao quilombo.

Durante a atividade, os jovens fizeram autorretratos. Depois- com ajuda dos extensionistas do curso de graduação e pós-graduação da UFRGS- montaram uma árvore mostrando qual a relação de parentesco de cada família com a matriarca Edwirges.

Além de fazer um resgate histórico da trajetória da comunidade, a atividade também incentivou a juventude a pensar sobre as origens e relações de parentesco presentes no quilombo. Durante o registro audiovisual, alguns jovens mostraram interesse em filmar, tirar fotos e até mesmo se colocaram a disposição para conduzir entrevistas.

A partir da boa recepção por parte da comunidade e do interesse nas atividades e na produção audiovisual, percebemos um potencial para novas ações conjuntas. De nossa parte, agradecemos ao Quilombo dos Alpes e ao NEGA. Seguimos juntos nesta luta, fortalecendo as comunidades tradicionais e compartilhando conhecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *