Criaturas de sombras e luzes, sonhos tridimensionais

Estreou no final de semana, em 4 e 5 de outubro, o espetáculo Criaturas da Literatura – mais uma obra da Cia Teatro Lumbra. Um trabalho que traz 6 histórias que – se não todas – em grande parte povoaram a imaginação de hoje avós, antes pais e agora, por que não, filhos. Em imagens de sombra-e-luz, é possível ver – e tocar! – em Alice, aquela do país das maravilhas, Pinóquio, um pequeno Príncipe, Moby Dick(!), Dom Quixote e o temível Drácula. São 6 narrativas muito bem amarradas, que pincelam histórias clássicas e que estimulam àqueles que as conhecem a revisitar seus empoeirados livros antigos, mas, principalmente, causam euforia em crianças que já viram ou ouviram essas histórias e que ficam literalmente loucas para entender como a peça acontece.

Uma técnica totalmente artesanal engloba a plateia, faz sair do pano as sombras, tridimensionalizando as ações – agora, não são apenas operadores de bonecos que fazem as sombras, mas Alexandre Fávero e Têmis Nicolaidis, os protagonistas, também são atores. Eles jogam as sombras e as luzes nas paredes, no teto e, em um determinado momento, estes personagens agarram um pano em que se projeta uma imagem e a fazem voar por sobre a plateia, que timidamente levanta as mãos para tocar naquela criatura como se tocasse nas páginas do livro em seu colo, imaginando fazer parte daquele sonho…

E isso não se torna somente no estímulo a todos conhecerem histórias fantásticas, revisitarem seus livros, adquirirem novos, a Lumbra faz com que o aparelho celular altamente tecnológico, talvez conectado a óculos de realidade virtual, se torne obsoleto. Uma boa dose de criatividade e um talento coletivo simples – mas muito bem pensando – fez com que se tridimensionalizassem sonhos e personagens fantásticos!

Criaturas da Literatura segue em cartaz no teatro do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440), em Porto Alegre, nos dias 18 (14h), 19 (16h), 25 (14h) e 26 (16h) de outubro. Para ingressos e outras informações, acesse www.institutoling.org.br.

Sobre a Cia Lumbra, acesse www.clubedasombra.com.br.

*fotos da divulgação

Um comentário em “Criaturas de sombras e luzes, sonhos tridimensionais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *