Apresentação do Projeto Resistência Kaingang na UFRGS

Nessa terça-feira, 19 de novembro, a equipe do projeto Resistência Kaingang, do Coletivo Catarse, apresentou os três teasers realizados até o momento na Biblioteca da Faculdade de Psicologia da UFRGS. Contando com a presença da kujà e codiretora do projeto, Iracema Gãh Té Nascimento, foi possível trazer o profundo relato de uma luta pela terra, liderada por seu pai, em Mangueirinha-PR e Nonoai.

Foram abordadas ainda temáticas ligadas aos avanços do agronegócio na região norte do Rio Grande do Sul, às dinâmicas de perseguição, criminalização das lideranças Kaingang na região, além da destruição proposital do seu território e do apagamento da sua história como estratégia política por parte dos fazendeiros na região.

Porém, a resistência está presente nos passos e nos gritos da juventude Kaingang, que, com determinação e com a força dos seus antepassados, fazem frente a essas políticas genocidas. Seja dançando, homenageando a suas ancestrais, seja iniciando as futuras lideranças político-espirituais – o espírito e a voz da floresta ecoam num grande grito de esperança…

Acesse os links dos teasers do Resistência Kaingang:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *