Algumas das ações realizadas na Campanha por uma Vida Digna

Publicamos aqui apenas algumas das numerosas ações de solidariedade e de agitação que estão sendo realizadas pelxs companheirxs no estado! Iremos atualizando conforme recebemos mais informações. Para mais detalhes, podem consultar o site do Repórter Popular. Ações do Mutirão – Grupo de Trabalhadores da Terra:

Em maio e junho de 2020, para apoiar as comunidades rurais e indígenas a enfrentar a pandemia do novo coronavírus, os integrantes do Grupo de Trabalhadores da Terra distribuiu quase uma tonelada de alimentos para a comunidade kaingang de Kandóia e para trabalhadores precarizados da região. A solidariedade e apoio mútuo entre coletivos de trabalhadores do campo e comunidades indígenas vem tecendo laços que desafiam a hegemonia do capital.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ações realizadas em Santa Maria

Está sendo lançanda no município de Santa Maria uma campanha de solidariedade com as comunidades periféricas do campo e da cidade que sofrem com a escassez de recursos mínimos para a sobrevivência nesse momento de crise pandêmica. Conheça a campanha e apoie!

Já em 13 de junho de 2020, foram entregues mais de 100kg de alimentos agroecológicos e materiais de higiene para comunidades indígenas Kaingang e Guarani e a Ocupação Vila Resistência de Santa Maria. Todas essas ações e doações são organizadas pelo Coletivo de Mulheres Negras Dandaras, pela Articulação Libertária, pelo Guandu – Grupo de Agroecologia, Ocupação Vila Resistência, Escolinha Comunitária Elena Quinteros e Resistência Popular, em parceria com o Mutirão do Bem Viver. Em 27 de junho, em uma segunda leva, foram entregues produtos de higiene e alimentos agroecológicos cultivados pelo Guandu e pela Comuna Pachamama.

Foto: Repórter Popular

Também foi realizada uma oficina de sabão caseiro no dia 20/06 na Ocupação Vila Resistência. Segundo os organizadores, a ação tem por objetivo: “socializar conhecimento e combater a disseminação de Covid-19”. O sabão foi feito a partir da reutilização de óleo de cozinha.

Foto: Reporter Popular

Confira abaixo a receita, cedida pela Ocupação:

RECEITA DE SABÃO CASEIRO

Ingredientes:

*1Kg de soda (R$ 27,00)
*2 litros de óleo usado
*3 litros de água
*4Kg de sebo
*5 litros de álcool de posto (etanol)

Em uma panela grande, no fogão:

– Derreter o sebo;
– Coar.

Em um balde de 18 litros:

– Colocar a água e a soda. Mexer até dissolver toda a soda;
– Após isto, colocar o sebo ainda quente na mistura e continuar mexendo;
– Colocar o óleo e mexer;
– Acrescentar o álcool aos poucos.

(Observação: Ficar mexendo sempre.)

Ações realizadas em Jaguarão:

O Bloco de Lutas pela Educação Publica, Coletivo Nossa Utopia (Nuestra Utopia), Comitê de Mobilização de Jaguarão e a Resistência Popular estão realizando sopões e pratos para sustentar as famílias mais vulneráveis. Para isso, precisam de bastante material e alimentos para que seja feita a comida todas as quartas-feiras e domingos! Confira o projeto e apoie!

Ações realizadas em Porto Alegre:

Propaganda Por Uma Vida Digna pelas ruas de Porto Alegre

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: