Farsa S.A. – a farsa das doações empresariais no combate à Covid-19

A partir de hoje o Coletivo Catarse passa a publicar os conteúdos informativos produzidos pela Amigos da Terra Brasil. Na estreia, o quinto episódio da série de podcasts Ecoando Resistências.

Este programa aborda a farsa das doações no combate ao coronavírus por parte das empresas produtoras de celulose, do agronegócio, exploradoras de petróleo e mineração no Brasil. A chamada Solidariedade S.A. As denúncias são construídas a partir de uma carta assinada por mais de 50 organizações. Acesse a carta aqui.

O programa ouve Eduardo Raguse da AMA Guaíba (Amigos do Meio Ambiente), ele conta como a empresa CMPC Celulose tem impactado a saúde dos moradores do município de Guaíba (RS) onde ela opera. Também fala com a Lizzie Díaz, da WRM, que conta como a narrativa positiva das empresas não condiz com as práticas violadoras de direitos que se replicam de forma similar em diferentes países, especialmente no sul global. Conversa com Algemiro da Silva Karai Mirim, da aldeia guarani Sapukai, em Angra do Reis e com a Eva Rete Mimbi Benite, indígena da região de Parati. Eles trazem a realidade dos territórios, que encaram problemas básicos em meio à pandemia, como a falta de saneamento e dificuldades de manter medidas de prevenção como o isolamento social.

No quadro Absurdo da Vez a pesquisadora Valéria Fernandes explica o fenômeno das nuvens de gafanhotos sob uma perspectiva histórica na relação de migração dos insetos para além das fronteiras da região.

No Momento Cultural, a poesia potente da Mikaela Coelho do coletivo Poetas Vivos. (instagram.com/poetasvivxs)

Aqui você acessa todos os programas de áudio da série Ecoando Resistências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: