07/09/2020 – 19h Territórios em risco: o avanço da megamineração no RS O PAMPA VIVERÁ – ESTRÉIA NA INTERNET DO DOSSIÊ VIVENTES!

Assista à estreia do Dossiê Viventes no canal de Youtube do Comitê de combate à Megamineração no RS e no seu facebook.

Segue a chamada:

A luta de uma comunidade do coração do Pampa gaúcho que se organizou para barrar a instalação de uma mineradora nas margens do rio Camaquã é o tema principal do Dossiê Viventes.

O filme é resultado de mais de dois anos de estudos e mobilizações e exibe, em belíssimas imagens e consistentes depoimentos, as razões e as paixões para a não instalação da mineradora no local. A equipe traduziu para a linguagem coloquial os principais argumentos técnicos e de relevância jurídica, com a pretensão de tornar acessível e atraente os embates e impugnações feitos ao processo de licenciamento ambiental. Daí o nome “Dossiê Viventes”: depoimentos, imagens e mais de 40 entrevistas que dão vida e voz à discussão que se transformou numa das lutas do Comitê de Combate à Megamineração no RS. O filme conta com a participação das comunidades e povos tradicionais do Pampa, diretamente impactados pelo projeto minerário, e também de cientistas, autoridades acadêmicas de renome nacional e internacional, especialistas nos ecossistemas dos campos sulinos, organizações, políticos e atores sociais de inúmeros municípios engajados na luta.

Produção do Coletivo Catarse, direção de Tiago Rodrigues, assistência de direção de Jefferson Pinheiro e direção executiva de Ingrid Birnfeld.

Em mais uma edição do #2asPelaVida, no dia 7 de setembro, quando se comemora a dita Independência do Brasil, o CCM, com muita honra, lançará na internet esse importante trabalho, que evidencia que, quase 200 anos depois, os nossos problemas ainda continuam, em parte, sendo do Brasil colonial, extrativista, entreguista, destruidor de nossos ambientes e violador dos direitos humanos e dos povos e comunidades.

RESISTIREMOS ATÉ O FIM!

o quê? #12 // O PAMPA VIVERÁ – ESTRÉIA NA INTERNET DO DOSSIÊ VIVENTES!
quando? 07/09 (2ª) às 19h
onde? Facebook e YouTube do Comitê de Combate à Megamineração no RS

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: