Nasce Trama al Sur/ Trama ao Sul o novo canal social latinoamericano!

Nascendo da necessidade de entrelaçar e multiplicar a esperança de um mundo novo, nesta segunda-feira, 21 de setembro, estreia TRAMA AL SUR, um novo canal de comunicação social que busca conectar as diferentes lutas e movimentos sociais da Nossa América!

Inspirado pelo comunicador e músico Pablo Silveira Artagaveytia e pelo realizador audiovisual Gustavo Adolfo Carbonell, Trama ao Sul surge do desejo de, como ressalta Gustavo, “ser um ponto de encontro para amplificar olhares e vozes de maneira ampla, democrática”, frente à hegemonia dos meios de comunicação do capital, já que, como aponta mais uma vez o realizador audiovisual: “Um jornal não é um jornal, é uma instituição financeira, está no petróleo, está no extrativismo…” Para Pablo, a ideia de Trama ao Sur ressoa na frase do ator e diretor uruguaio, Ruben Yáñez, quando dizia que “cada vez que ligamos a televisão é como se o país se apagasse”.

O canal rapidamente fez adeptos e vem assim se construindo com a participação de muitas organizações sociais, sindicatos, coletivos de artistas, intelecutuais e com a mídia comunitária do sul da América. Não podendo ser de outra forma, com muita alegria, nós do Coletivo Catarse também passamos a integrar Trama al Sur! Iremos difundir o material produzido pelos companheiros e construir o novo canal latinoamericano com nossas realizações audiovisuais, sonoras e escritas.

O Canal articula-se em 10 eixos temáticos no intuito de entender as especificidades locais dos projetos de dominação neoliberal e articular, assim, as resistências. Entre os 10 eixos estão: Ambiente e Extractivismo; Economia Social, popular e solidária; Artes populares e cénicas; Discapacidade; Comunicação e Educação Popular; Interseccionalidade (Género e diversidade, Povos originários, Problemática Migrante); Mundo do Trabalho; as Hebras do Pensamento; Observatório de Direitos Humanos; e Moradia e Território.

Para conhecer e contribuir com Trama al Sur, veja o site e conheça as suas redes sociais: O Facebook, o Twitter, o Instagram e o Canal do Youtube!

Um comentário em “Nasce Trama al Sur/ Trama ao Sul o novo canal social latinoamericano!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: