Ciclo de Aulas com a Mestra Iracema Gãh Té Nascimento

Iracema Gãh Té Nascimento, parceira do Coletivo Catarse e co-diretora do projeto Resistência Kaingang, realizou nos dias 21 e 30 de setembro um ciclo de aulas para nos ensinar generosamente, através da sua trajetória, alguns dos seus saberes que seus avós compartilharam com ela.

Para quem não conseguiu assistir ao vivo, vejam aqui as duas aulas da kujà (xamã) Iracema!

Inicia em 02:28. Aula I: “Os jovens indígenas nas periferias: desafios frente ao descaso do poder público”

Nesta live, a nossa parceira Iracema Nascimento conversa sobre a situação dos jovens indígenas nas cidades. Invisibilizados pela sociedade e desconsiderados pelos orgãos governamentais, os jovens e as mulheres indígenas nas periferias dos centros urbanos buscam novas formas de libertar espaços e construir sua autonomia.

Inicia em 00:58Aula II: “Luta das mulheres indígenas pelo território na cidade”. Nesta segunda aula, a Mestre e Kujà Iracema Gãh Té conversa sobre a luta das mulheres indígenas na cidade. Iracema traz parte da sua trajetória enquanto mulher kaingang que chegou em Porto Alegre em finais dos anos 1980 atrás do território percorrido e vivido pelos seus ancestrais. Nos conta das batalhas do seu povo para a conquista de políticas públicas diferenciadas destacando o protagonismo das mulheres!

Aula III: Por uma política da Floresta – Trajetória de uma kujá nas retomadas do interior do Rio Grande do Sul

Por uma política da floresta! Nesta terceira e última aula, a mestre Iracema Gãh Té Nascimento nos conta da sua trajetória de kujá, notadamente no interior do Rio Grande do Sul nas retomadas. O papel dos kujá é muito importante para os processos de recuperação territorial e os projetos que se almejam neles.

As três aulas foram contempladas pelo EDITAL FAC DIGITAL – Universidade Feevale/SEDAC RS

Facebook: @RS.sedac, @feevale e @feevaletechpark

Twitter: @sedac_rs e @Feevale Instagram: @sedac_rs, @feevale e @feevaletechpark

Site: www.cultura.rs.gov.br, www.feevale.br e www.feevaletechpark.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: