Kaárijo

O biólogo Moisés da Luz e o Coletivo Catarse apresentam este audiodoc sobre a evolução da produção artesanal da erva-mate desde os primórdios (em macacos e carijos) até os dias de hoje (produção artesanal), com apresentação de uma audionovela sobre uma das interpretações da lenda da erva-mate da mitologia Guarani.

Dividido em três episódios (A Lenda de Kaá Yari, Sabor Artesanal e Produção Artesanal – aqui, neste podcast juntos), procura trazer à tona e reforçar a origem de uma bebida símbolo do estado, que é indígena, Guarani, que remonta a história do próprio Rio Grande do Sul, podendo contribuir para a valorização do legado desse povo. E, também, a possibilidade de colocar em um novo meio a história dos métodos de produção e a evolução dos mesmos, que são tão pouco conhecidos, mas que não são somente coisas do passado, permitindo uma possibilidade de desmistificação do que se considera por moderno em algo tão cultural e tradicional como é o chimarrão.

Você pode ouvir o audiodoc completo aqui:

Ou escutar por episódios:
A Lenda de Kaá Yari – Uma livre interpretação da mitológica lenda Guarani sobre a erva-mate.

Sabor Artesanal – Qual o sabor da erva-mate produzida num carijo? E por que as pessoas vão atrás de um chimarrão assim?

Produção Artesanal – Um detalhamento sobre métodos de produção artesanal de erva-mate. E uma revisitada em personagens que contaram suas histórias no filme Carijo – e seguem contando! E a evolução da produção artesanal nos dias de hoje.


Esta série foi contemplada pelo EDITAL FAC DIGITAL – Universidade Feevale/SEDAC-RS
Facebook: @RS.sedac, @feevale e @feevaletechpark
Twitter: @sedac_rs e @Feevale
Instagram: @sedac_rs, @feevale e @feevaletechpark
Site: www.cultura.rs.gov.br, www.feevale.br e www.feevaletechpark.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: