Luta contra o Projeto Fosfato estréia na Trama ao Sul

Nesta segunda feira, primeiro de março de 2021, a vídeorreportagem “A luta de Três Estradas” estreia no canal social independente Trama ao Sul, articulação que reúne conteúdos de diversos países da América Latina. O evento inicia a programação audiovisual do mês de março da Trama e pode ser acessado as 20 horas no site ou no canal de Yotube da Trama ao Sul.

A obra, produzida em 2019 pelo Coletivo Catarse e Projeto Querência da Água Boa, retrata a luta dos pecuaristas familiares do segundo distrito de Lavras do Sul/RS contra o Projeto Fosfato Três Estradas, de megamineração de fosfato e calcário.

Representando sérios riscos para as formas de vida tradicionais e o ambiente, o projeto minerário já tem a primeira licença ambiental (LP) e fez o pedido da segunda licença (LI) em janeiro de 2021. Caso a LI seja concedida, a empresa Águia Fertilizantes poderá iniciar a construção do empreendimento, abrindo as porteiras do Rio Grande do Sul para a Megamineração.

Saiba mais sobre essa luta acessando a editoria de mineração do Coletivo Catarse. Confira também o documentário “Taquarambó Vivo“, que apresenta de maneira mais aprofundada a diversidade biológica e cultural ameaçada pela mineração de fosfato. Para se somar a essa luta em defesa da vida, entre em contato com o Comitê de Combate à Megamineração no RS no site da entidade ou nas suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: