8 de março é dia de luta!

Por Coluna Vermelha:

8 de março é dia de luta! A data existe por conta da luta de mulheres ao longo da história.

Se tornou conhecido o fato do incêndio, em 25 de março
de 1911, na fábrica Triangle S. Company, nos EUA, onde morreram mais de 120 mulheres e jovens que trabalhavam em condições desumanas e recebiam muito menos do que os homens que faziam a mesma função. Na mesma empresa ocorreu também “o levante das 30 mil”, a 1ª grande greve protagonizada por mulheres nos EUA. Na 2ª Conferência Internacional da Mulher Socialista – 1910, Clara Zetkin propôs uma data (naquele momento ainda indefinida) destinada para ser o Dia Internacional de reivindicações dos direitos das mulheres. Essa data foi comemorada em dias diferentes. Em 8 e março de 1917, com a greve das trabalhadoras tecelãs, em São Petesburgo, na Rússia, um dos pontapés para a Revolução Socialista naquele país, a data se consagra como o Dia Internacional das Mulheres.
No Brasil, desde o período colonial as mulheres estão na linha de frente pela libertação, sua e dos seus. Mulheres indígenas e negras sempre estiveram em luta no nosso país, historicamente racista e machista. O movimento feminista se consolidou, as mulheres seguiram lutando por direitos políticos, direito ao voto, por condições dignas de trabalho e moradia, contra a violência do Estado. Durante a ditadura civil-militar, as mulheres travaram a luta contra o terrorismo de estado, se somando a grupos armados, à imprensa, ao movimento estudantil, ao cenário artístico, à denúncia desde o exílio, nas lutas pela anistia, na organização de grupos de Familiares de Mortos e Desaparecidos políticos, constituídos na maioria por mulheres; além das mulheres lésbicas, das mulheres negras, das trans e travestis, unidas na luta contra a violência policial e por redemocratização nos anos finais da ditadura. Sem esquecer a centenas de sindicalistas que pararam o Brasil com as greves do final dos anos 1970.
Em 2021, com a pandemia, explicitaram-se as jornadas múltiplas, que demonstra que o capitalismo segue com a super exploração. Obrigada as que vieram antes de nós e seguimos em luta.
#vacinaparatodos #FORABOLSONARO #auxilioemergencialjá #diadelutadasmulheres

2 comentários em “8 de março é dia de luta!

  • 10/03/2021 em 12:20
    Permalink

    Dois babacas juntos, Bolsonaro é uma vergonha Nacional, o outro um arrogante.

    Resposta
  • 10/03/2021 em 12:23
    Permalink

    Dois babacas juntos, Bolsonaro é uma vergonha Nacional, o outro um arrogante. Tenho vergonha de ser brasileira, e minha sorte que nasci colorada, se fosse Gremista já tinha dado nele, o Bolsonaro queria estar frente a frente com ele, ele ia ouvir tantas coisas que até Deus dúvida.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: