Lançamento “Territórios em Risco, a nova fronteira mineral no sul do Brasil”

Na terça feira (23 de março) às 18 horas estreia a série de vídeos sobre o avanço dos projetos de megamineração sobre os territórios do Rio Grande do Sul.

As obras amplificam as vozes de quem luta contra a implementação do Projeto Fosfato – para mineração de fosfato e calcário em Lavras do Sul – e do Projeto Mina Guaíba, de extração de carvão entre Eldorado do Sul e Charqueadas. As filmagens foram realizadas no final do ano passado e início deste ano seguindo todos os protocolos sanitários de distanciamento. Entre os territórios visitados estão as aldeias indígenas Guajayvi e Pekuruty, em Charqueadas e Eldorado, o Assentamento Apolônio de Carvalho, e quatro propriedades de pecuaristas familiares na zona rural de Lavras do Sul.

A série foi produzida por meio de uma parceria entre o Coletivo Catarse, Repórter Popular, Comitê de Combate à Megamineração e Witness Brasil. O lançamento será feito em uma live que será retransmitida nas páginas dos coletivos e a partir daí será feito o lançamento semanal dos episódios na plataforma Bombozila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: