Territórios em risco – Episódio 2
O Rio Grande do Sul é a nova fronteira mineral do Brasil. O que se propagandeia como algo positivo para a economia e o desenvolvimento local na verdade é um ataque destruidor do grande capital às vidas das pessoas, ao meio ambiente e até mesmo à cultura local, motivo de tanto orgulho para os riograndenses.
Em uma série de pequenos vídeos, a Witness Brasil, o Coletivo Catarse e o Repórter Popular amplificam as vozes de quem está na linha de frente nesse enfrentamento da vida contra a morte: indígenas, pequenos agricultores e pecuaristas familiares desafiam a lógica das empresas de mineração e seguem na luta contra quem pretende transformar o RS num grande buraco.
Episódio 2 – Na fazenda Ouro Verde, onde há 200 anos se trabalha de forma tradicional, em uma cultura que é uma das gêneses da formação histórica do Rio Grande do Sul, a preservação dos hábitos e dos ambientes é colocada em risco pela mega mineração.
Pingback: Territórios em risco – Episódio 3 – Coletivo Catarse
Pingback: Territórios em risco – episódio 4 – Coletivo Catarse