16/04/2021 Pré-lançamento do filme Cavalo de Santo

O longa, dirigido por Mirian Fichtner e Carlos Caramez, retrata as religiões de matriz africana no Rio Grande do Sul, destacando Batuque, Quimbanda e Umbanda. Construído a partir do livro de mesmo nome, o filme tem como base uma década de pesquisa entre os terreiros no estado realizada por Fichtner, fotógrafa e diretora do longa. Combinando as contribuições de importantes lideranças religiosas com pesquisadores do assunto, a obra aborda a formação histórica das religiões e as lutas contra o racismo, a intolerância e pela manutenção da cultura.

O pré-lançamento será no site do projeto na sexta feira, dia 16 de abril, a partir das 20 horas. O evento inicia com a apresentação com os autores e seus convidados e terá a exibição do filme às 20 e 30. O longa foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc pelo edital 14.017/2020 e teve produção da Cubo Filmes, Estação Filmes, Pluf Fotografias, e Caminho do Mar Soluções Culturais.

Sinopse:

O documentário longa-metragem “Cavalo de Santo”, baseado no livro homônimo da fotógrafa Mirian Fichtner, é fruto de dez anos de pesquisas, entre os terreiros gaúchos e retrata o universo religioso afro-brasileiro no Rio Grande do Sul.

Mostra a presença africana no segundo estado brasileiro mais branco do país e apresenta a diversidade, de forma ampla, das principais linhas da fé cultuadas pelo povo de religião no sul, suas características regionais e como diferenças existentes, entre os rituais do sul e os que ocorrem sem restante do Brasil.

Ficha Técnica

Direção – Mirian Fichtner e Carlos Caramez

Roteiro – Carlos Caramez

Direção de Fotografia – Mirian Fichtner

Direção de Produção – Cláudio Fagundes e Carlos Caramez

Montagem – Jorge Bazzo e Cláudio Fagundes

Pesquisa – Mirian Fichtner e Carlos Caramez

Realização – Cubo Filmes

Coprodução – Estação Filmes, Pluf Fotografias e Caminho do Mar Soluções Culturais

Coordenação Leis de Incentivo e Produção – Rosane Furtado

Divulgação – Buda Comunicação

Colorização – Cubo Filmes

Áudio – Cubo Filmes

Fotografias da postagem: Mirian Fichtner
Texto editado por Bruno Pedrotti a partir de Release da Buda Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: