16/04/2021 Pré-lançamento do filme Cavalo de Santo
O longa, dirigido por Mirian Fichtner e Carlos Caramez, retrata as religiões de matriz africana no Rio Grande do Sul, destacando Batuque, Quimbanda e Umbanda. Construído a partir do livro de mesmo nome, o filme tem como base uma década de pesquisa entre os terreiros no estado realizada por Fichtner, fotógrafa e diretora do longa. Combinando as contribuições de importantes lideranças religiosas com pesquisadores do assunto, a obra aborda a formação histórica das religiões e as lutas contra o racismo, a intolerância e pela manutenção da cultura.
O pré-lançamento será no site do projeto na sexta feira, dia 16 de abril, a partir das 20 horas. O evento inicia com a apresentação com os autores e seus convidados e terá a exibição do filme às 20 e 30. O longa foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc pelo edital 14.017/2020 e teve produção da Cubo Filmes, Estação Filmes, Pluf Fotografias, e Caminho do Mar Soluções Culturais.
Sinopse:
O documentário longa-metragem “Cavalo de Santo”, baseado no livro homônimo da fotógrafa Mirian Fichtner, é fruto de dez anos de pesquisas, entre os terreiros gaúchos e retrata o universo religioso afro-brasileiro no Rio Grande do Sul.
Mostra a presença africana no segundo estado brasileiro mais branco do país e apresenta a diversidade, de forma ampla, das principais linhas da fé cultuadas pelo povo de religião no sul, suas características regionais e como diferenças existentes, entre os rituais do sul e os que ocorrem sem restante do Brasil.
Ficha Técnica
Direção – Mirian Fichtner e Carlos Caramez
Roteiro – Carlos Caramez
Direção de Fotografia – Mirian Fichtner
Direção de Produção – Cláudio Fagundes e Carlos Caramez
Montagem – Jorge Bazzo e Cláudio Fagundes
Pesquisa – Mirian Fichtner e Carlos Caramez
Realização – Cubo Filmes
Coprodução – Estação Filmes, Pluf Fotografias e Caminho do Mar Soluções Culturais
Coordenação Leis de Incentivo e Produção – Rosane Furtado
Divulgação – Buda Comunicação
Colorização – Cubo Filmes
Áudio – Cubo Filmes
Fotografias da postagem: Mirian Fichtner
Texto editado por Bruno Pedrotti a partir de Release da Buda Comunicação.