O Parcão é nosso!

Por Grêmio Antifascista

O Parque Moinhos de Vento – o Parcão – localizado no bairro Moinhos de Vento, zona nobre de Porto Alegre, sempre foi palco de manifestações pró-Moro e posteriormente a favor do Bolsonaro, isso porque a burguesia da capital sempre foi intimamente alinhada aos valores neofascistas. Assim sendo, não haveria lugar mais propício na cidade do que o Parcão para mais uma manifestação da extrema-direita gaúcha. No dia 21 de abril de 2021, um vulto encapuzado que lembrava a organização fascista, racista, antissemita, anticomunista e assassina Ku Klux Klan bradava discurso de ódio contra à esquerda. Dizia o encapuzado: “O que nós viemos fazer aqui hoje, gente? Viemos acabar com o comunismo. Hoje é o fim do comunismo. Alguém quer o comunismo aqui ainda? Querem o comunismo? Queremos o fim do comunismo!”.

Além deste sujeito fantasiado de Ku Klux Klan, havia ali muitas pessoas aglomeradas em grande parte sem máscara, vestidas de verde e amarelo e carregando a bandeira do Brasil. No local ainda havia faixas e cartazes no chão pedindo “intervenção militar com Bolsonaro” (o sonho molhado de todo fascista tupiniquim).

Frente a esse caso de fascismo explícito, dia 23 de abril, a bancada negra de Vereadores da capital gaúcha, em conjunto com o Movimento Negro Unificado, o coletivo Vidas Negras Importam-RS e outros coletivos, prestou queixa na Delegacia de Combate à Intolerância pedindo a identificação e buscando providências contra os organizadores do ato. Nas palavras de Gilvandro Antunes, do coletivo Vidas Negras Importam/RS: “O vídeo é revoltante não só pela apologia ao racismo, mas por vermos que a pessoa que estava com a roupa caracterizada pela Ku Klux Klan recebia o respaldo político e ideológico dos demais presentes”.

No dia 25 de abril houve ato antirracista organizado por diferentes coletivos e entidades do movimento negro cuja finalidade era mandar um recado para os fascistas de que não iremos recuar em nossas lutas. Que fique posto para todos aqueles que insistem em se manifestar a favor de regimes da extrema-direita que não iremos parar, não iremos desistir e que não iremos ter medo de ir às ruas. O nosso recado será dado quantas vezes for necessário! FORA BOLSONARO E TODA SUA CORJA DE FASCISTAS!
RACISTAS, MACHISTAS E FASCISTAS NÃO PASSARÃO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: