2/5- 7°Curimba Rio Grande – Festival Estadual de Tambores e Dança

O Curimba Rio Grande Festival Estadual de Tambores e Dança é uma iniciativa do Ponto de Cultura INSTITUTO CULTURAL FILHOS DE ARUANDA, e nesta edição será realizado com recursos da Lei Federal nº 14017/2020 – Lei Aldir Blanc através do Edital 9 SEDAC/RS. “O termo ‘Curimba’ define o grupo de pessoas que cantam e tocam os tambores ou atabaques, em louvor aos Orixás e entidades ou encantados, nos terreiros de Umbanda e\ou Candomblé e Batuque.”

O 7º Curimba Rio Grande Festival Estadual de Tambores e Dança, tem como objetivos parabenizar a Umbanda e os umbandistas, pelos 112 anos, e pela oficialização da LEI 12.644 de 16/5/12, bem como a passagem do dia de Zumbi (20 de Novembro) Lei 12.519 de 10/11/11 e pela semana da Consciência Negra; Divulgação da cultura e da tradição musical associada a cultura tradicional do povo de terreiro, o estímulo à preservação do toque do tambor e do atabaque – instrumento sagrado, religioso e cultural ligado a as antigas tradições africanas e algumas tradições indígenas – além de incentivar e estimular a produção, a fruição e o comércio de bens culturais de artistas. Uma festa para celebrar os cantores, Ogãs, compositores e dançarinos (ou bailarinos), dentre outras formas de manifestação da Cultura Tradicional do Povo de Terreiro e da Cultura Negra.

As equipes inscritas que irão se apresentar serão: Ogãs do Sul(RG); Anjos da Noite(RG); Raiz tAlafin(POA); Família Ylu Axé Vodum(RG); Família Maleme(POA); Mãos de Fé (Sao Sepe); Mensageiros do Axé (POA); Reis da Noite (RG).

O evento será realizado no dia 02 de maio de 2021, às 13 h 30 min em Rio Grande. A transmissão será nos canais do youtube e pelas redes sociais do Instituto (Facebook e Instagram) gratuitamente. Durante a transmissão, o Instituto estará realizando uma campanha de arrecadação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: