Pará Yxapy: Doc Misturados entrevista

Acompanhe a entrevista remota com Pará Yxapy, Patrícia Ferreira, pelo Projeto Misturados. A professora e cineasta mbya guarani traz o cinema como uma ferramenta para a resistência da cultura de seu povo. Pará explica a visão que tem do mundo e reflete a relação dos mbya guarani com os juruá (não indígenas). Yxapy discorre também sobre o tempo e o modo de vida nas grandes cidades a partir da exibição de trechos do filme “Nova York, Mais uma Cidade”, dirigido por André Lopes e Joana Brandão. Protagonista no filme de Lopes e Brandão, Pará também dirigiu “Bicicletas de Nhanderú”, “Teko Haxy – Ser Imperfeita”, e participou de festivais de relevância no campo do cinema etnográfico, como o Festival de Berlim e o Margaret Mead Film Festival em Nova York.

A entrevista tem apresentação da jornalista Ediane Oliveira e participação de de Ricardo Almeida – coprodutor, corroteirista e codiretor do documentário Misturados – e de Luiz Alberto Cassol , corroteirista e codiretor do projeto.

O Misturados é um projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/2020, no Edital da Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul nº 09/2020 – Produções Culturais e Artísticas, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura. O projeto tem como objetivo a produção de sete documentários sobre artistas de diferentes origens e linguagens. A equipe do Coletivo Catarse está responsável pelas filmagens e edição do material, que deve ser lançado na metade deste ano. Acompanhe o relato da viagem da equipe de produção do Coletivo Catarse e acesse as redes do Misturados (Facebook, Youtube e Instagram) para mais informações e conteúdos relacionados ao projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: