30/05 Encontro de Lançamento da carta da TEIA dos Povos em Luta no RS

A Teia dos Povos em Luta no Rio Grande do Sul convida a todas e todos para o Encontro de Lançamento, que acontecerá no dia 30 de maio de 2021, a partir das 19h, no canal de Youtube Diálogo com os Povos. O Encontro vai contar com a presença de Rejane Paféj (Terra Indígena Nonoai), Rai Silva (Vila Resistência), Luís Salvador (Terra Indígena Kanhgág ag Goj), André Benites (Tekoa Ka’aguy Porã), Odirlei Fidelis (Aldeia Kaingang Vãn Ka), Eduardo Guandu (Assentamento Carlos Marighella) e Michele (Território Junana).

A data foi escolhida em homenagem à liderança Kaingang Augusto Õpë da Silva, que deixou este mundo (ao menos em forma física) no dia 30 de maio de 2014. Além de extremamente querido por todos seus parentes, Augusto foi uma voz importante, de muita força, em defesa dos direitos e da cultura de seu povo, e também de todos os de baixo, povos indígenas, quilombolas, camponeses e o povo pobre em geral. Com suas palavras-força, ele defendia uma “globalização social das lutas, contra a globalização do sistema de opressão”, e chamava a atenção para a potência das bases, da luta coletiva, dizendo que somente os povos organizados, as pessoas comuns mobilizadas em torno de objetivos em comum, garantem a vitória.

A Teia dos Povos em Luta no Rio Grande do Sul é uma proposta de articulação entre os povos por terra e território. E esse sonho já estava sendo cultivado no coração de Augusto, que ansiava pelo dia em que se firmasse uma grande aliança entre os povos para combater as injustiças, para vencer o inimigo em comum.

Augusto Õpë da Silva Kaingang, PRESENTE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: