08/07 Agro Digital: grilagem e financeirização da cadeia agroalimentar

Nesta quinta, dia 8/07, o Diálogos inconvenientes terá como tema “Agro Digital: grilagem e financeirização da cadeia agroalimentar” em seu terceiro programa. O debate parte do uso crescente das tecnologias, que passaram a mediar parte significativa das interações sociais no contexto da pandemia. No contexto rural, as corporações vem coletando e processando dados sobre a terra e os territórios, mecanizando cada vez mais a produção de alimentos e as cadeias logísticas de distribuição até os consumidores.

De um lado, cadastros digitais, como o Cadastro Ambiental rural, de natureza autodeclaratória, vem impulsionando grilagem de terras e o aumento dos conflitos no campo devido a esta “disputa fundiária digital”. De outro, um novo pacote tecnológico da chamada Agricultura digital, vem promovendo uma captura massiva de dados do campo, por meio drones e sensores, assim como dos consumidores, através de aplicativos de entrega e plataformas de pagamentos digitais. Isto significa a entrada das corporações de tecnologia, as chamadas Big Tech ou Big Data, na produção de alimentos, o que pode representar uma concentração e financeirização sem precedentes dos sistemas alimentares.

Nesta edição, o Diálogos Inconvenientes propõe tentar entender melhor como os cercamentos digitais e a entrada das Big Techs atuam na produção de alimentos no contexto atual e ainda se há caminhos para o uso das tecnologias digitais a favor dos camponeses e da produção de alimentos. Participam desse debate: Larissa Packer, advogada socioambiental, GRAIN e membra do grupo Carta de Belém e Perla Alvarez Britez, Conamuri e Via Campesina Paraguai com mediação de Sérgio Amadeu da Silveira, prof. da Universidade Federal do ABC – UFABC e apresentador do podcast Tecnopolítica.

O evento será transmitido ao vivo no canal do Youtube do Grupo Carta de Belém a partir das 16h do dia 08/07.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: