13/07 Histórias da Capoeira em Porto Alegre no Século XIX – parte II

Terça feira, dia 13/07, o Ponto de Cultura Áfricanamente propõe novo encontro para aprofundar as reflexões iniciadas na semana anterior. Marco Antonio Poglia, capoeirista e Doutorando em Antropologia Social pela UFRGS, trará para o debate informações que serviram de base para o artigo “A capoeira angola em Porto Alegre”.

Mediado por Mestre Guto Obafemi, Mestre de Capoeira Angola e licenciado em Educação Física pela UFRGS, o debate fará um complemento as informações compartilhadas na terça anterior (06/07) por Jovani Scherer, capoeirista e Doutorando em História pela UFRGS.

No último encontro, o professor de história resgatou crônicas policias que apontavam a presença da capoeira no RS desde 1850. Além dos relatos policiais, Jovani recuperou também diversas notícias – uma delas, de 1911, relatava a atividade de um grupo de pessoas treinando movimentos de capoeira, instruídas por uma liderança ou “chefe da pagodeira”, nas ruas de Porto Alegre.

A transmissão será a partir das 20h pelo canal de Youtube do Ponto de Cultura Áfricanamente. A iniciativa é parte das atividades de contrapartida referente aos recursos provenientes da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc, repassados pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre para manutenção dos espaços culturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: