Nẽn Ga não acaba! Juventude Kaingang mobilizada em Brasília

No acampamento Levante pela Terra, em Brasília, jovens kaingangs seguem na luta pelos seus direitos, contra o preconceito e pela valorização da sua cultura. Vindos do norte do Paraná, da Terra indígena Apucaraninha, representantes da Organização Juventude Indígena Kaingang Nẽn Ga fazem ouvir suas vozes e seus cantos ancestrais.

A organização, que hoje soma forças com parentes de outros povos do país inteiro na luta indígena, iniciou sua trajetória em 2012, no intuito de fortalecer a cultura Kaingang na educação escolar. Exemplo nacional de protagonismo da juventude indígena, o Nẽn Ga cobra dos não indígenas o respeito e os direitos negados ao longo dos séculos.

Assista o vídeo editado pelo Coletivo Catarse para os parceiros do COMIN e FLD e conheça a luta do Nẽn Ga da força da juventude Kaingang:

Ficha técnica:

Depoimentos de Liziane Novygtē Ribeiro, Jaciele Nyg Kuita Fideles (Nyg Kaingang), Anilton Ayn’my Lourenço, Tiago Pyn Tánh de Almeida, Adelar Fágpri Felix, Camila Vivaldino Silvério, Cleber kronūn de Almeida

Entrevista: Kassiane Schwingel
Imagens: Daniela Silva Huberty
Imagens adicionais: Cleber kronũn de Almeida e Kassiane Schwingel
Edição: Jefferson Pinheiro/Coletivo Catarse
Finalização de áudio: Gustavo Türck/Coletivo Catarse

Realização: COMIN e FLD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: