Criaturas da Literatura

Criaturas da Literatura em Movimento estreia sua temporada virtual em outubro, apresentando os episódios de Dom Quixote, Moby Dick, Alice no País das Maravilhas, As aventuras de Pinóquio, Drácula e o Pequeno Príncipe, em versões originais revisitadas em luz e sombra, assinadas pela Cia Teatro Lumbra.

Numa época em que a leitura perde espaço para as mídias digitais, os clássicos atravessam gerações e, ainda hoje, estão no imaginário de todos os leitores. O encantamento da literatura passa pelos óculos do idoso e pela imaginação da criança na primeira infância. A opção por trabalhar no projeto Criaturas da Literatura com os clássicos de Cervantes, Melville, Carroll, Collodi, Stoker e Saint-Exupéry, e suas personagens fantásticas, baseia-se nos valores universais contidos nas suas histórias. Estas são elos de ligação entre diferentes gerações, compartilhadas na cama antes de dormir, no cinema, no momento de desenhar, no teatro e até servem de inspiração na hora de inventar novas histórias. As versões originais desses clássicos da literatura mundial, revisitados, em luz e sombra, nos convidam à extravagância, ao absurdo e ao sonho.

A parceria criativa e técnica da Cia Teatro Lumbra com o Coletivo Catarse foi fundamental para otimizar os recursos e vislumbrar a poética que o projeto deseja. As cenas foram realizadas em diferentes espaços, com locações ao livre e também em estúdios de gravação, ambas no interior do RS. A trilha sonora que embala cada uma das seis histórias do projeto estão assinadas por Gustavo Finkler. E o projeto ainda conta com uma Cartilha Educativa para quem desejar se aprofundar no fantástico mundo das sombras, realizada pela Mediato, sendo este um material de apoio divertido para educadores utilizarem de maneira criativa. Cada educador tem a liberdade de jogar com seus aprendizes e brincar com os personagens saído dos livros para ganhar os palcos do teatro de sombras, das câmeras do celular e da imaginação.

O processo de Criaturas da Literatura pode ser acompanhado através do perfil no Instagram @criaturas.da.literatura.
e no blog do Criaturas da Literatura.

A temporada virtual estreia no dia 15 de outubro. Serão 9 apresentações virtuais de outubro a dezembro, 9 oportunidades de conferir os 6 episódios destes fantásticos contos literários, que viraram sombras, para se converterem em peça teatral, e por fim chegar a todos transformados em arte audiovisual, para o para o deleite dos amantes de boas e velhas histórias, pelo canal do Clube da Sombra no YouTube. Inscreva-se no canal para receber as notificações.

O projeto Criaturas da Literatura Em Movimento está sendo realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura. Edital Sedac n. 12/2019 FAC Movimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: