Batismo Tradicional – Povo Xokleng

A Aldeia Xokleng Kongluy é formada por mulheres lideranças, homens, idosos e crianças indígenas da tradição Xokleng. A etnia abrange famílias no Rio Grande do Sul e Santa Catarina que foram perseguidas e assassinadas pelos colonizadores.A família Kongluy, no ano de 2020, retomou sua terra original, que hoje tem grande parte de sua extensão delimitada como FLONA – Floresta Nacional em São Francisco de Paula – território Xokleng Konglui.

Este ano, o pajé da comunidade recebeu o chamado dos ancestrais para a emergência de construir uma CASA CULTURAL de encontro ritual na retomada localizada em São Francisco de Paula. Portanto, uma importante cerimônia tradicional Xokleng para batizar as crianças que serão as futuras lideranças da comunidade será realizado em dezembro, comemorando 1 ano de retomada.

Para garantir as vivas manifestações culturais Xokleng é necessário a construção da CASA CULTURAL XOKLENG, uma OCA de barro e capim, 7 m2 de diâmetro, construída com técnicas e materiais tradicionais indígenas. Na casa, serão realizados todos os ritos culturais sagrados, como o BATISMO das crianças e atuará como sede comunitária e espiritual da Aldeia, parte indissociável das culturas tradicionais.

Por isso, estamos chamando a apoiar este financiamento coletivo para a construção da Casa Cultural Xokleng.

Apoie clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: