Ecos do 20 de novembro: MuseCom Versa e O Grande Tambor

Passa novembro, mas não passa a sua importância. Nesta postagem, o mais recente episódio do podcast MuseCom Versa, com o Mestre José Batista e Mestre Pernambuco, uma conversa sobre negritude e significados. Também, um apanhado de lives e materiais produzidos pelo Coletivo Catarse e Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre sobre o Tambor de Sopapo e toda sua história. Ouça, assista, compartilhe.

Podcast MuseCom Versa – #ep06 – Especial em celebração ao cinquentenário do 20 de novembro
Neste episódio, que marca a celebração do cinquentenário do 20 de novembro, recebemos no MuseCom Versa o Professor Waldemar Moura Lima que é Babalòlá Dumissai e Quilombista e o Mestre José Batista, autor do livro “O Sopapo contemporâneo – Um elo com a ancestralidade”. (link para a postagem no site do Museu: https://www.musecom.com.br/noticias/177/musecom-versa-ep06-especial-em-celebracao-ao-20-de-novembro)

– FILME O GRANDE TAMBOR, exibição no cineclube do MuseCom


– O GRANDE TAMBOR EM REVISTA
10 anos depois, Gustavo Türck, diretor do filme O Grande Tambor, contemplado em Culturas Populares nos Editais Emergenciais de Auxílio à Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, propõe este podcast em estilo “live”. Uma conversa com Marcelo Cougo, quem dirigiu a trilha sonora do documentário, e Leandro Anton, fotógrafo still do projeto e um dos mentores da ideia inicial desta jornada, e com Zé Baptista e Dona Maria, luthier e filho e a companheira de vida de Mestre Baptista, um dos personagens principais dessa história. Além das participações por áudio de Lorena Sanchez, percussionista do grupo de mulheres Iyalodê Idunn, Lilian Rocha, poetisa e idealizadora do espaço Sopapo Poético, Richard Serraria, músico e grande pesquisador do Tambor de Sopapo, e Ledeci Coutinho, professora, diretora de escola pública, gestora em educação e mulher negra em descoberta de si mesma, a voz e a imagem que dão a força ao final do quebra-cabeça montado por Têmis Nicolaidis e a equipe de direção do Projeto do filme O Grande Tambor.

– MEU SOPAPO, um podcast com Zé Baptista
Com Luciana Custódio, ativista social, Raquel Moreira, psicopedagoga e ativista do Movimento Negro, e Sandra Narcizo, produtora cultural. Falando sobre a trajetória pessoal de cada um com o Grande Tambor!

– OFICINA VIRTUAL DE TAMBOR DE SOPAPO COM MESTRE JOSÉ BATISTA
Oficina virtual parte do projeto do Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre. Neste encontro, Mestre José Batista fala sobre a construção deste histórico tambor tipicamente gaúcho e a visão que empresta, como Luthier, à produção do Sopapo na atualidade. Acompanhado por sua mãe, Dona Maria, testemunha da história do Tambor de Sopapo no carnaval, sua quase extinção e seu resgate através do projeto Cabobu.

– PODCASTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: