Carijo, o filme – no cinedebate do Museu da Comunicação

No mês de dezembro, o Cineclube MuseCom e o Coletivo Catarse apresentam o cinedebate sobre o filme: Carijo. Uma contrapartida ao edital da Lei Aldir Blanc em Porto Alegre.

Nesta sessão, uma conversa do diretor do Museu Hipólito José da Costa, Welington Silva, e com o biólogo Moisés da Luz e o jornalista Jefferson Pinheiro – ambos integrantes da produção do filme.

Sobre o filme: documentário sobre a metodologia de fabricação artesanal de erva-mate com o método carijo, suas implicações, relações e desdobramentos deste conhecimento ancestral, utilizado atualmente por agricultores familiares no Rio Grande do Sul. A circulação do filme permite a disseminação do conhecimento de uma prática, hoje, tradicional, carregada na própria história do estado, que remonta à época da dominação indígena no território. Hoje em dia, mesmo com o massivo consumo de chimarrão na região, poucas são as pessoas que conhecem como se iniciou a história do chimarrão ou como a erva-mate era produzida até chegar em tempos de industrialização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: