07/04 até 04/06 Exposição: “Kunhun Gá Jykre”

O Coletivo Catarse junto com a Retomada Kaingang Konhún Mág e em parceria com o Museu Antropológico e o Memorial do Rio Grande do Sul, convidam para a exposição “Kunhun Gá Jykre – História e Memória das retomadas Kaingang no Rio Grande do Sul”.

 

As recuperações territoriais, retomadas ou autodemarcações, são estratégias políticas utilizadas por grupos indígenas em toda América Latina. São ações diretas de caráter anti ou decolonial diante do descumprimento pelos Estados e pelos órgãos indigenistas das suas responsabilidades como a demarcação das Terras Indígenas e lutam pelo fim da violência e da invasão de seus territórios tradicionais. Fazendo parte dessa luta, encontra-se o povo Kaingang que habita tradicionalmente o planalto sul brasileiro, guardiões das florestas de Araucárias tão características da paisagem da região.

Neste contexto, a exposição em tela – resultado de um trabalho colaborativo entre indígenas, fotógrafos e pesquisadores – busca retratar, por meio de fotografias, vídeos e objetos, aspectos da luta e resistência Kaingang. Os processos de Retomada registrados estão sendo realizados nas regiões do Alto Uruguai, da Serra Gaúcha e do Oeste do Paraná.

A mostra, que tem a curadoria de Clémentine Maréchal, Guilherme Maffei Brandalise , Billy Valdez e Maurício Venh Táin Salvador, fica em cartaz entre os dias 07 de abril e 04 de junho de 2022, contando ainda com um calendário de atividades paralelas, tanto voltadas para o público em geral, quanto dedicadas exclusivamente aos Kaingang. E, a partir da inauguração, que ocorrerá dia 07 de abril, às 16 horas, também será possível o agendamento de visitas mediadas para turmas de coletivos e escolas.

Esperamos todos vocês em mais essa potente exposição que faz parte do Calendário Oficial de abril da Secretaria de Estado da Cultura (@sedac_rs), a qual o Memorial e o Museu Antropológico do Rio Grande do Sul são vinculados.

“Kunhun Gá Jykre – História e Memória das retomadas Kaingang no Rio Grande do Sul” contou, ainda, com o apoio da @koralle e do mandato da vereadora @karensantos. A exposição também possui uma “vakinha” para complementar alguns custos que estão surgindo no decorrer das atividades. Para contribuir, basta acessar link: https://abacashi.com/p/kaingangcanela 

 

Segue abaixo a a programação completa:

 

Fotos e texto: Billy Valdez
Revisão: Bruno Pedrotti.

Um comentário em “07/04 até 04/06 Exposição: “Kunhun Gá Jykre”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: