Projetos

Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre

Espaço vinculado ao Coletivo Catarse, que propõe oficinas de produção audiovisual, fortalecimento do Tambor de Sopapo e memória do artista Paulo Montiel. As atividades do Ventre Livre tem como objetivo trabalhar a cultura como um agente fundamental na promoção da saúde.

Cinehibisco


O grupo Cinehibisco que nasceu da união de produtores audiovisuais do Coletivo Catarse e artistas que em comum têm a vontade de estudar e produzir cinema. Um laboratório de estudos em cinema que se desenvolve na busca por uma linguagem própria e independente.
resistência_projetos

Resistência Kaingang


o projeto vem da necessidade de alguns Kaingang em retraçar sua luta pela terra. Partindo da retomada de Mangueirinha (PR) em meados dos anos 80, abordaremos as retomadas de terras atuais que acontecem no Alto Uruguai e as dificuldades que os Kaingang enfrentam nesta luta.
external-content.duckduckgo.com

Tambor de Sopapo

O Projeto "Tambor de Sopapo: Resgate Histórico da Cultura Negra no Extremo Sul do Brasil" tem o intuito de registrar a trajetória deste instrumento através do documentário "O Grande Tambor", descrevendo a sua importância na história do RS desde a época das charqueadas. Lá, iniciando-se em fins do século XVIII, o Sopapo era tocado depois do trabalho como parte de um ritual de consagração, mas em meados do século XX passa a ser utilizado no carnaval, contribuindo para a criação de um samba característico do Sul do Brasil. Confira esta jornada épica sobre a história rio-grandense sob o ponto-de-vista daqueles que construíram grande parte da riqueza do estado com o seu suor e sangue.
thumb_cartaz

Carijo

Tupã fez da erva-mate uma planta sagrada. O Guarani tratou de transformá-la em essencial a sua espiritualidade e em uma bebida simbólica e costumeira. O gaúcho a assumiu como sua. Este projeto versa sobre a metodologia de fabricação artesanal de erva-mate com o carijo, suas implicações, relações e desdobramentos deste conhecimento ancestral, utilizado atualmente por agricultores familiares no estado do Rio Grande do Sul.
tainha-no-dilc3bavio_home1

Tainhas no Dilúvio

Um projeto de crônica sobre a lógica desenvolvimentista da reordenação do espaço urbano colocando em reflexão o tema e contrapondo-a às soluções sustentáveis que existem e que já estão em prática em pequenas iniciativas.