FSM Palestina Livre – Marcha de Abertura

Porto Alegre/RS, novembro de 2012.
Marcha de Abertura do Fórum Social Mundial Palestina Livre e Marcha dos Sem: “Pelo fim de todos os muros”.

FSM Palestina Livre encerra primeiro dia de atividades com marcha multitudinária

No final de um dia intenso de atividades do Fórum Social Mundial Palestina Livre, os militantes das diversas organizações que estão realizando o encontro tomaram o centro de Porto Alegre para mostrar nas ruas a solidariedade internacional com a causa palestina. Mais de 6.000 pessoas partiram do Largo Glênio Peres e foram até a Usina do Gasômetro, entoando gritos de ordem, empunhando bandeiras dos diversos movimentos  e levando faixas com frases em defesa do povo palestino.

Vários representantes de sindicatos, estudantes, mulheres, camponeses, organizações religiosas expressaram sua solidariedade antes, durante e após a marcha. Também se expressaram vários palestinos e palestinas, denunciando a ocupação de Israel e agradecendo as demonstrações de solidariedade que estão surgindo durante o FSM Palestina Livre.

Algumas das demandas feitas durante a marcha foram: o retorno dos sete milhões de palestinos que estão refugiados nos países da região e na diáspora; a libertação dos presos políticos palestinos; expandir o boicote a Israel; denunciar que Israel através de sua ocupação está violando o Acordo de Genebra.

Durante as falas do fim da marcha, foi anunciado que as Nações Unidas acabavam de aprovar o ingresso da Palestina à organização, como Estado observador não membro, o que permitirá à Palestina fazer denúncias a organizações e tratados internacionais como o Tribunal Penal Internacional (TPI) ou a Quarta Convenção de Genebra sobre a Proteção dos Direitos Civis.  A decisão foi festejada, mesmo assim representantes de diversas entidades palestinas reafirmaram que seu objetivo é continuar lutando pelo fim da ocupação israelense do território palestino por outras vias (como este Fórum) já que como afirmou o membro de Al Fatah, Nabil Shaath, na conferência central realizada pela manhã: “tudo o que é negociado com Israel, eles não cumprem”.

Texto: Radio Mundo Real (UR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *