Tambor de Sopapo

A Dança dos Negros (Wendroth – 1857)
Mestre Baptista durante a filmagem do filme O Grande Tambor - 2009 Pelotas - RS

Fonte do texto: IPHAN

O Sopapo é um tambor de grandes dimensões (1,5 m de altura por 60 cm de diâmetro) encontrado nas cidades de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, cuja origem e difusão está cercada por dúvidas. Consta que sua origem é fruto da contribuição de escravos da região das Charqueadas, em Pelotas, no século XIX, tendo sido muito difundido a partir da década de 1940 em escolas de samba dessas cidades. 

É consenso que o Brasil é um país constituído pela miscigenação de culturas e etnias distintas. A cultura afrodescendente, especificamente, se encontra entre as principais na base da pirâmide social brasileira, sendo a única espalhada por todo o território nacional. Entretanto, a percepção da participação étnica na cultura do sul do Brasil prossegue sendo vista como se somente oriunda de índios Guarani, missioneiros, bandeirantes, açorianos e colonos europeus, sem a participação dos negros na sua construção histórica. Esse é um fato predominante no registro histórico, especialmente a partir da entrada do positivismo como filosofia dominante no sul do país, a partir da década de 1930, quando a figura do gaúcho como a de um herói dos pampas passou a ser idealizada como desbravador e líder na luta pela liberdade do seu povo, os brancos.

Em 1999, identificou-se a existência de apenas três exemplares de tambores de sopapo no Estado. Diante da “carioquização” do carnaval brasileiro, gradativamente, os tambores tradicionais foram substituídos por surdos – de sonoridade mais grave e processo de construção industrializado. Atualmente, os processos de fabricação carecem de documentação histórica, sobrevivendo apenas por meio da oralidade de mestres Griôs e artistas interessados. E, assim, se perderam muitos elementos que poderiam ter sido preservados pela simples produção de registros culturais. Entre 2000 e 2001, o músico Gilberto Amaro do Nascimento, o “Giba-Giba”, realizou duas edições do Projeto Cabobu – encontros de celebração do Sopapo que contaram com a participação de músicos renomados como Naná Vasconcelos e Chico César, em Pelotas (RS). Os encontros chamara a atenção para a possível extinção do instrumento.

O desenvolvimento do projeto envolveu pesquisas in loco e históricas em cartórios, sebos e bibliotecas públicas.  Entrevistas foram realizadas com o intuito de registrar e transmitir o conhecimento secular e histórico associado à produção do tambor de sopapo. Como produto final, foram confeccionadas cartilhas com ilustrações e detalhes, passo a passo, sobre a produção do tambor. Uma caixa com dois DVDs, contém um documentário em longa-metragem, um ensaio fotográfico, e um banco sonoro das batidas do tambor, além de entrevistas com luthiers (construtores e reparadores de instrumentos) e mestres Griôs envolvidos na produção e história do tambor. O projeto resultou, também, em um livro com as degravações das entrevistas e uma seleção de fotografias. 

Documentário – 2010 – 124′ 02”

O filme narra a trajetória do Tambor de Sopapo, que carrega a história da diáspora africana no Rio Grande do Sul. Sua matriz vem pelas mãos e mentes dos africanos escravizados para a região das charqueadas, ao extremo sul do Brasil. É considerado sagrado, retumbando o som por séculos de um purificar religioso para os rituais de matança – realidade presente nas propriedades que produziam o charque entre os séculos XVIII e XIX. A partir da década de 1950, inicia seu caminho no carnaval, quando surgiram as primeiras escolas de samba no estado. O Grande Tambor conta uma parte da história sobre a contribuição dos afrodescendentes na formação simbólica e cultural do povo do Rio Grande do Sul. Sobreviveu pelas mãos de Mestre Baptista, Griô, que preservou a memória e a arte da fabricação de um instrumento de som grave e marcante e que hoje é patrimônio brasileiro.

Conteúdo para download

Trilha Sonora Original

Livro de Entrevistas

Cartilha de construção do Tambor
Mestre Baptista

Continuidade das ações com o Sopapo

2020
2021

Tambor de Sopapo – Resgate Histórico da Cultura Negra do Extremo Sul