Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre

  • Documentário - 2023 - 39'15"

    Informar é Vacinar!

    O documentário acompanha a dúvida de Machado de Assis - "Afinal, é para se vacinar ou não?!" -, que busca ajuda de seu amigo Oswaldo Cruz para encontrar informações confiáveis sobre saúde em meio à avalanche de desinformação que toma conta das redes sociais e confunde a sociedade brasileira. A busca dos dois  levanta diversas reflexões sobre as fakenews e seus efeitos na vacinação e no sistema de saúde como um todo. Esta obra é fruto de uma proposta do Coletivo Catarse/Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre contemplada na Chamada Pública de Projetos da Sociedade Civil de Comunicação Popular e Comunitária em Saúde da Fiocruz e OPAS (2022/2023). O conteúdo desta obra não reflete necessariamente as opiniões das instituições financiadoras. Este filme faz parte do projeto "Informar é Vacinar - uma história de fake news contra as vacinas e o sistema público de saúde".

    Informar é Vacinar!

Atualizações Ventre Livre

Estamos fazendo um filme!

Numa parceria com o Ponto de Cultura Vale Arvoredo, o Coletivo Catarse/Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre desenvolveu, ao longo do mês de abril, Vamos fazer um filme? oficina...

Ler mais

Sessão Bodoqe na Retomada Gãh Ré

Mal iniciou o ano e o Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre articulou uma Sessão Bodoqe (cinema comunitário) junto à Retomada Kaingang no Morro Santana.Um momento de encontro para...

Ler mais

RAP IN CENA pra todos

No último final de semana de outubro, dias 29 e 30, rolou mais uma edição do evento RAP IN CENA no Parque Harmonia, na cidade de Porto Alegre. O evento...

Ler mais

Programa Na Sala de Espera

Programa composto por uma seleção de audiovisuais produzidos em oficinas do Ventre Livre, produções do Coletivo Catarse e de parceiros. São seis episódios com uma programação variada, são documentários, ficções, vídeos educativos. Uma seleção feita com carinho para assistir em casa ou em sala de espera, sozinho ou acompanhado.

Paulo Montiel

Em seu trabalho como artista plástico pintou inúmeras telas à óleo, desenhos e serigrafias retratando elementos dessa cultura. Desde cedo se mostrou sensível às questões da espiritualidade e da religião afrodescendente. Durante sua trajetória a escolha pela representação de elementos da cultura afro descendente está intimamente ligada às relações familiares e comunitárias. Quando começa a se expressar artisticamente é nessa raiz que busca sua inspiração. Suas telas de orixás são conhecidas por muitos daqueles que vivem essa religiosidade no estado do Rio Grande do Sul.

Produções

Tua dor tem cor
A informação de que mulheres negras receberiam menos anestesia que mulheres brancas levou o grupo de oficineiros do Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre a escutar mulheres negras sobre o assunto.
Capoeira - A saúde está na ginga
O que é falar sobre saúde quando se aborda a cultura da capoeira? Onde está a saúde, quando se trata dessa complexa prática cultural que se expressa para muito além do jogo corporal de esforços e habilidades físicas?
Cosmonauta
Apresentado na forma de uma fotonovela, Cosmonauta é um filme insólito e comovente sobre o universo pessoal de um homem cuja a existência cotidiana passa a colapsar diante das incertezas da pandemia global de Covid-19.
A Dominação V19
Diana e Marcelo jogam A Dominação v19, um jogo que coloca 2 “tantãs” em luta pelo controle – de um lado, o Vírus quer acabar com a raça humana, e, do outro, o Verme almeja transformar a todos em soldados do seu exército. Que a força cósmica esteja com eles!
Ocitocina
Como se virar num contexto como este? A pandemia coloca à prova a sororidade para além do isolamento.

Espaço Griô

O projeto do Ventre Livre tinha como objetivo a formação do Espaço Griô a partir do trabalho do artista plástico Paulo Montiel. Infelizmente ao longo do projeto ele veio a falecer. No momento que o projeto se encontrou sem o artista residente oficial, passou-se a buscar nomes de mestres e mestras que pudessem compor este espaço com o seu conhecimento próprio nas diversas áreas da cultura popular. Música, contação de histórias, música, alquimias, modo de vida. Neste carrossel a cima vocês pode navegar e escolher abrir uma janela para o universo de cada uma dessas pessoas e entender porque o papel de um mestre ou uma mestra é tão importante em nossas vidas. Escute com cuidado, pois esses ensinamentos tendem a ecoar profundamente no coração de quem se abre para isso, e este, é um caminho sem volta rumo a uma grande transformação.