Passar uma tarde em Itapuã…

Da frase famosa, de uma Itapuã famosa, a música que enconsta na nossa geografia aqui do sul, não tão famosa, do extremo sul de Porto Alegre, já em Viamão.
Somos uma cidade que tem um rio, que, na verdade, é um lago, mas que tem correnteza, então, pode ser um rio mesmo – no final das contas.
O fato é que os rios – estes, sim, só rios mesmo – vindos de regiões ao norte, de geografia mais alta, chegam aqui na região metropolitana e formam o nosso Guaíba, um grande estuário que vai se estender por vários quilômetros até chegar à Lagoa dos Patos, imensa, gigantesco corpo d’água que faz com que nos conectemos fluidamente a Pelotas e Rio Grande para, em fim, desaguar no mar.
E, bem no limite do Guaíba com a lagoa, tem o Parque Estadual de Itapuã – um espaço público, bem cuidado, com uma estrutura bem legal para receber pessoas que desejam curtir mato e praia de rio/lago/lagoa. A água é ótima e segura. São duas praias para se escolher quando se chega ao parque e se vai comprar os ingressos – pouco mais de 20 pila por pessoa, em notas reais -, a Praia das Pombas e a Praia da Pedreira (aqui tem toda a informação sobre o acesso).
Nestas fotos, a Praia das Pombas, um local em que a sombra está mais perto da água e que conta com boa estrutura para aquele churrasquinho. Dá pra passar o dia interio lá!
De quebra, se a pessoa estiver com sorte, a fauna local pode dar uma chegada por perto (bugios, capivaras, lagartos…).
Vale a pena.

Fotos de Billy Valdez e Giulia Sichelero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *