A reportagem feita pelo Coletivo Catarse sobre o assentamento de centenas de famílias em São Gabriel, no interior do Rio Grande do Sul, foi ao ar na sexta, 09 de janeiro, no telejornal Repórter Brasil, da TV Brasil. A versão original tem mais de dez minutos e pode ser assistida num post anterior clicando AQUI.
Não houve desapropriação de parte da Southall, mas compra e com valor (bem) superior ao de mercado…
De parte da Southall não houve realmente desapropriação, mas de parte do INCRA e da legislação brasileira, isso é considerado desapropriação porque a negociação com o proprietário envolveu a questão de pagamento das imensas dívidas que o mesmo tinha – e ainda tem – com a União. A “compra” foi tratada legalmente a título de indenização.
Para tal, foi designada uma equipe de funcionários do INCRA para estudar cotações de um determinado período de tempo para a terra a ser adquirida. Estes funcionários observaram valores mínimos que correspondiam à porção de terra em questão e os valores máximos. Apresentaram a média desses valores e acertaram a “compra”, ou como se queira chamar.
O fato é que imediatamente após a “transação”, já se registrava a entrada do recursos nos cofres públicos provenientes das quitações de dívidas do Sr. Southall.