[Comunicação Kuery] A Etapa Local da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista aconteceu entre os dias 14 e 16 de julho de 2015 na Aldeia Coxilha da Cruz no Rio Grande do Sul. Nesta etapa da conferência estiveram reunidos índígenas mbyá-guarani de 19 aldeias do Estado, cerca de 90 participantes no total.
Tendo como tema central a relação do Estado brasileiro com os povos indígenas no Brasil sob o paradigma da Constituição de 1988, o encontro organizado pelo Conselho de Articulação do Povo Guarani (CAPG/RS), juntamente com a Coordenação Técnica Local/Porto Alegre da FUNAI busca reafirmar as garantias reconhecidas aos povos indígenas e propor diretrizes para a construção e a consolidação da política nacional indigenista.
Propostos enquanto espaços autônomos dos povos indígenas, a Etapa Local privilegiou a conversação na própria língua mbyá, com falas de xamãs, caciques, jovens, homens e mulheres.
Maurício Gonçalves, presidente da CAPG, falou sobre a conferência:
“Está tendo a participação das lideranças, dos caciques guarani e de praticamente todas as aldeias que ficam aqui na região.
Esta etapa proporciona que nossa lideranças discutam os problemas que nos afetam…”
A Comunicação Kuery, coletivo de comunicadores Mbyá-Guarani, registrou em foto e vídeo a conferência.