Agroflorestas na reconstrução das cidades

Diante da situação de calamidade climática e social que assola o Rio Grande do Sul desde o começo de maio, um movimento de centenas de instituições propõe para a reconstrução do Estado quatro programas na Carta das Agroflorestas e Soluções Baseadas na Natureza.

É uma iniciativa de universidades, associações, ONG’s, institutos de pesquisa e iniciativas ecológicas de caráter urbano e rural, que busca sensibilizar os governos para reconstruir o Rio Grande do Sul através dos sistemas agroflorestais e de outras soluções em sintonia com os ambientes naturais.

Neste episódio do podcast A Cidade é sua Casa, produzido pelo Coletivo Catarse em parceria com a Rádio Armazém, conversamos com Gabriela Coelho de Souza, que é coordenadora da AsSsAN Círculo e professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS. E também com Vicente Guindani, que é professor e agroflorestor no sítio Florestaria Tarumim, em Gravataí, integrante da Rede Água se Planta de Agricultura Sintrópica e da Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí. Ambos participam da articulação da Carta e nos falam sobre a importância de implementar ações e políticas, neste momento, que torne nossas cidades mais resilientes, ao mesmo tempo ajude a população diretamente atingida pelas enchentes e preserve a natureza para que o impacto de novos eventos climáticos extremos seja menor no futuro.

Imagem de destaque da capa por Carta das Agroflorestas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *