Nesta segunda-feira, 26 de novembro, o artista plástico Juarez Negrão fez chegar suas primeiras produções retratando as ações que estão sendo realizadas no Maria Maria Espaço Cultural, em coprodução com o Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre, com apoio do Programa Retomada Cultural RS – Bolsa Funarte de Apoio a Ações Artísticas Continuadas 2024.
São duas peças em cerâmica, expressando a leitura do artista dos signos e significados presentes na programação cultural que está em permanente atividade todas as semanas na Comuna do Arvoredo, no Centro Histórico de Porto Alegre (Rua Fernando Machado, 464).
“Uma é uma escultura da mulher negra em expressão, numa crítica ao feminicídio, inspirado muito no que já presenciei aqui no Maria Maria, saraus, slams, muitas mulheres fortes passando por aqui. Já a outra se chama ‘Inspiração’, é uma antítese a um certo conceito de perfeição de algumas artes alemãs, e aqui representa a expressão em música, também uma essência deste espaço” – explicou Juarez (na foto com a presidenta do Coletivo Catarse, Têmis Nicolaidis).
Essas obras, agora, ficarão expostas no espaço ou em outros locais que o Coletivo Catarse venha a realizar ações que encaixem este tipo de arte – vale lembrar que o Ventre Livre é também o responsável pelo acervo de telas pintadas com motivos dos Orixás do também artista plástico Paulo Montiel, e estas seguidamente compõem cenários nessas atividades no Maria Maria.
Este final de 2024 está a pleno na programação, com atividades previstas até fins de dezembro antes das datas festivas – acompanhe no Instagram das Marias (@mariamariaespacocultural). E 2025 já deve iniciar também com boas perspectivas, com apoios diretos de projetos públicos, como os dos editais do Programa Nacional Aldir Blanc, ou com a própria força do Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre e sua rede de parceiros, impulsionando cada vez mais em ações continuadas as atividades com artistas como Juarez Negrão e outros do cenário da cultura popular de Porto Alegre e região.