Palmeira Juçara

A Palmeira Juçara (Euterpe edulis) é uma espécie-chave da Mata Atlântica. Parente do açaí amazônico (Euterpe oleracea), tem características próprias que a diferenciam e a tornam essencial na conservação do que resta do bioma que está presente nos estados que vâo do sul ao início do nordeste brasileiro. Também conhecida pelos nomes de palmito/palmiteiro, ripeira ou içara, foi amplamente explorada para extração do palmito, fazendo com que entrasse em listas de espécies em risco de extinção. Mas, a partir do primeira década dos anos 2000, se organizando por cerca de 12/15 anos, ocorreu a constituição da Rede Juçara, que espalhou conhecimento e conectou pequenos produtores, entidades de assessoria técnica, poder público, entre outros atores sociais, nos estados do RS, SC, PR, SP, RJ e MG, numa frente que consolidou o entendimento agroecológico na rede, de manejo, de extração do fruto da Juçara para produção de polpa (o Açaí da Mata Atlântica), mantendo, assim, a árvore em pé, viva e consorciada com outras espécies – uma ação direta de recuperação de flora e fauna. O Coletivo Catarse esteve presente nesta rede, produzindo materais, coberturas e, a partir de uma ação no campo da comunicação, fomentando a manutenção do conhecimento acerca da Palmeira – realizando, inclusive, ações diretas de distribuição de mudas, por exemplo.

Aqui, abaixo, seguem os 3 episódios do documentário em trilogia O ser Juçara, lançado em 2018, um projeto produzido pela Associação Içara, Butia Dub e Coletivo Catarse, apoiado pela Rede Juçara, sobre a cadeia de valores econômicos, sociais e culturais do manejo sustentável da Palmeira Juçara.

Trilogia O ser Juçara

A trilogia retrata, além de toda diversidade encontrada no domínio do bioma Mata Atlântica, as experiências do ser humano com os saberes associados ao manejo da floresta nativa, em especial da Palmeira Juçara. Este primeiro episódio apresenta a relação direta e indireta das pessoas com a floresta, os modos de vida, as conexões que existem entre as experiências retratadas – e a perspectiva de que é possível se viver de maneira sustentável em todos os espaços.

Neste segundo episódio, está em questão a transformação do modo de se relacionar com a palmeira. Por séculos, considerada fonte do melhor palmito, foi objeto de um extrativismo que, quando realizado por comunidades tradicionais e famílias que se instalavam em áreas de sua incidência, era sustentável, mas que, a partir de um desenvolvimentismo econômico que enxergou neste um produto de grande valor agregado passou a ser ameaçada de extinção.

Este último episódio apresenta as alternativas e a importância que os frutos da Juçara têm para oferecer para alimentar as pessoas. Sua contribuição vai para além da nutrição e da culinária, e é, sim, um elemento delicioso que pode compor os mais variados pratos. No entanto, é preciso entender esta palmeira como parte de uma cadeia de valores culturais, que se relaciona e se apresenta como chave não só da preservação da floresta, mas da sustentabilidade das pessoas que vivem nessas regiões e que historicamente lutam para manter seus estilos de vida saudáveis e conectados com as forças da Natureza.

ButiaDub – Vida pra Viver [Bichos e Plantas]

Juçara: uma jóia na cozinha – Antepasto – Trilogia O ser Juçara

*

Ilustrações de Magnólia Dobrovolski