Informar é Vacinar!
O documentário acompanha a dúvida de Machado de Assis – “Afinal, é para se vacinar ou não?!” -, que busca ajuda de seu amigo Oswaldo Cruz para encontrar informações confiáveis sobre saúde em meio à avalanche de desinformação que toma conta das redes sociais e confunde a sociedade brasileira. A busca dos dois – bonecos, confeccionados e operados pela Trupi di Trapo – levanta diversas reflexões sobre as fakenews e seus efeitos na vacinação e no sistema de saúde como um todo.
Esta obra é fruto de uma proposta do Coletivo Catarse/Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre contemplada na Chamada Pública de Projetos da Sociedade Civil de Comunicação Popular e Comunitária em Saúde da Fiocruz e OPAS (2022/2023).
Dilúvio - riacho que a cidade esqueceu
O filme pretende discutir a relação histórica da cidade de Porto Alegre com aquele que é o maior afluente da margem leste do Guaíba, o Arroio Dilúvio. Batizado pelos Guaranis, que já se relacionavam com o riacho há milênios, como Rio Jacarey, o Dilúvio foi alvo de uma das maiores obras já realizadas na capital riograndense. Canalizado, vem sendo inundado pelos dejetos de significativa parte da população porto-alegrense e resiste, ainda assim, com a vida que se adapta e teima em sobreviver nas suas águas.
O filme traz a fala de pesquisadoras e pesquisadores de ramos diferentes das ciências, refletindo sobre a importância desse curso d’água nas nossas vidas, no passado, no presente e no futuro.
Konhun Mág - o caminho da volta à floresta de Canela
Desde 2008 indígenas da etnia Kaingang lutam pelo território de seus ancestrais no município de Canela, Rio Grande do Sul. O documentário, que apresenta um pouco do caminho até a Retomada Konhun Mág, na Floresta Nacional de Canela, conta com entrevistas em lugares de importância histórica para o povo Kaingang e relatos sobre aspectos da retomada da cultura e da espiritualidade.
O combate ao carvão na região metropolitana de Porto Alegre
Desde 2019, moradores da região metropolitana de Porto Alegre tem se mobilizado contra o Projeto Mina Guaíba, que pretende construir a maior mina de carvão do Brasil a 15 km da capital gaúcha. Moradores da região afetada e pesquisadores de diversas áreas combatem o projeto e alertam para os riscos da megamineração.
Hipólito segue a sua viagem
O documentário animado conta a história do jornalista Hipólito José da Costa, patrono da imprensa brasileira. Hipólito teve uma vida de desventuras e conquistas, marcando uma importante presença ao fundar o Correio Braziliense, primeiro jornal brasileiro e tantas outras façanhas. Hoje, ele dá nome ao Museu da Comunicação em Porto Alegre, que celebra sua trajétoria e guarda a memória da comunicação do Rio Grande do Sul.
Chalé da Cultura no Coração da Saúde
O Chalé da Cultura, inaugurado em março de 2010, foi construído no pátio do Hospital Nossa Senhora da Conceição, e ao longo de sua trajetória desenvolveu ações articulando saúde, cultura, arte e educação. Sua constituição e organização contou com a colaboração de trabalhadores, gestores, voluntários, estudantes, estagiários, usuários e residentes dos serviços do GHC em função da implantação da Política de Cultura do Grupo Hospitalar Conceição e do Projeto piloto da primeira Rede de Pontos de Cultura e Saúde. Entre as atividades realizadas destacamos: Sarau Cultural, Exposições de Artes e Artesanato, Feiras, Práticas Integrativas e Complementares como Reiki e Meditação, Contação de Histórias, Oficinas de poesia, música e artes em geral, oferta de espaços de formação bem como estágios, projetos de extensão e outros…promovendo saúde e vida através do bem viver.
Ocitocina
Como se virar num contexto como este? A pandemia coloca à prova a sororidade para além do isolamento.
Paternidade e Pandemia: a outra criança sou eu
Um homem com 50 anos e sua filha de dois ficam em casa enquanto a companheira e mãe sai para trabalhar fora. O pai faz uma carta audiovisual para a pequena Clara, falando do seu amor, da experiência do isolamento social durante a pandemia e da responsabilidade dos homens em cuidar das crianças pequenas.
Capoeira - a saúde está na ginga
O que é falar sobre saúde quando se aborda a cultura da capoeira? Onde está a saúde, quando se trata dessa complexa prática cultural que se expressa para muito além do jogo corporal de esforços e habilidades físicas? Para responder a questões como essas, nada melhor do que escutar os mestres sobre o assunto. Os oficineiros do Ponto de Cultura Ventre Livre foram ao encontro de grandes mestres da capoeira em Porto Alegre e de jovens capoeiristas em suas rodas em centros culturais da cidade para entender que saúde é essa.
Ubiratan Carlos Gomes
Projeto documental “Ubiratan Carlos Gomes – Entre o sonho e o som: uma vida dedicada às artes populares”, que retrata a vida do artista Ubiratan Carlos Gomes. Mais informações sobre o projeto e a vida do “Bira” em: http://ubiratancarlosgomes.com.br
Êg Tar - Força Kaingang V Encontro dos Kujà
No entrelaçamento do fervor da luta pela terra e da vivência das práticas e dos saberes dos kujà, aconteceu na Terra Indígena Kaingang Tupã Pen (Morro do Osso, Porto Alegre) o V Encontro dos Kujà. As lideranças espirituais se encontraram para cuidar dos corpos dos guerreiros e guiá-los nas batalhas que seu povo trava contra uma civilização que “não deixa o mato crescer e existir”. A política da floresta se encontra aqui na poética guerreira, nas suas alegrias e vitórias e nos seus dramas mais profundos. Realizado apenas um mês após o assassinato do jovem professor bilíngue Davi Limeira Oliveira, esfaqueado covardemente em Vicente Dutra (RS), este documentário é uma homenagem à luta dos Kaingang. Dedicamos este registro do V Encontro dos Kujà, a Augusto Opẽ da Silva, grande mestre kaingang e seguidor do legado de Nelson Xangré, para que os banhos de ervas e fumaça e as comidas tradicionais sigam fortalecendo os Kaingang, e que as danças guerreiras e discursos políticos sigam perturbando a tranquilidade dos seus inimigos.
Pampa, memória e saberes do nosso lugar
O vídeo “Pampa, memórias e saberes do nosso lugar” traz depoimentos de quem vive na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, no bioma Pampa, em comunidades kilombolas, assentamentos da reforma agrária e comunidades de pecuaristas familiares. Falam sobre suas identidades e saberes e também sobre os desafios como a destruição do bioma, a contaminação por agrotóxicos, as mudanças climáticas e a falta de políticas públicas. Apontam para soluções, algumas delas já experimentadas: a valorização destas identidades e suas formas de fazer, uma educação voltada para os povos do campo, a adoção da agroecologia e de tecnologias sociais, o empoderamento das mulheres e o cuidado com a biodiversidade e com o sagrado. O vídeo traz algumas das ações executadas pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) por meio do Projeto Pampa, em parceria com o Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, com apoio de Pão para o Mundo (PPM).
Cores ao Vento - navegando pela obra de Silvio Rebello
Silvio Rebello foi um artista que pintava, esculpia, fotografava, projetava e compunha. Talvez fizesse muito mais que isso. Neste curta-metragem, essa polivalência é investigada poeticamente nas múltiplas vivências e manifestações que Silvio Rebello deixou pela região onde viveu, em Tapes, Rio Grande do Sul, Brasil. É uma montagem de depoimentos de admiradores, amigos, desconhecidos e entusiastas que acompanharam a trajetória desse artista que começa e se encerra na sua cidade natal. Silvio Rebello viveu, por alguns anos, uma aventura quase espiritual na Bahia e retornou à beira da Lagoa dos Patos, na mesma singela vila de pescadores onde viveu e morreu. Os encontros do filme se deram pela curiosidade em indagar quem foi esse sujeito tímido, como enveredou-se pela aventura artística e o que ele fez no interior do seu pequeno ateliê de pedra.
Esta coprodução de alunos aprendizes das oficinas de produção audiovisual da Prefeitura de Tapes, Clube da Sombra Criações e Produções Artísticas, Coletivo Catarse e Lagoa TV de Tapes, marca uma ação necessária de valorização e salvaguarda da memória do artista Silvio Rebello como patrimônio cultural material e imaterial da cidade de Tapes
Crenças a Céu Aberto
Documentário do Projeto Indicadores de Bem-estar para Povos Tradicionais (IBPT) em terreiros de São Leopoldo/RS. Linha de ação: diálogo inter-religioso e educação para as relações étnico-raciais.
Instituições envolvidas: OLMA, NEABI/Unisinos e Terreiros tradicionais de São Leopoldo.
O Ser Juçara
A trilogia retrata, além de toda diversidade encontrada no domínio da Mata Atlântica, as experiências do ser humano com os saberes associados ao manejo da floresta nativa, em especial da Palmeira Juçara. Este primeiro episódio apresenta a relação direta e indireta das pessoas com a floresta, os modos de vida, as conexões que existem entre as experiências retratadas – e a perspectiva de que é possível se viver de maneira sustentável em todos os espaços.
O ser Juçara é um documentário produzido pela Associação Içara, Butia Dub e Coletivo Catarse, apoiado pela Rede Juçara, a ser lançado em três episódios (Nós e a Floresta, Cultura em Transformação e Alimento para a Vida) de cerca de 30 minutos cada, sobre a cadeia de valores econômicos, sociais e culturais do manejo sustentável da Palmeira Juçara (Euterpe edulis) – o açaí da Mata Atlântica, atualmente ameaçada de extinção assim como todo o bioma. É parte integrante do Projeto Cadeia de Valores da Palmeira Juçara, financiado pelo edital Fortalecendo Comunidades na busca pela Sustentabilidade, uma parceria entre o Fundo Socioambiental CASA e o Fundo Socioambiental CAIXA.
Margaridas, luta e pé na estrada
O documentário “Margaridas: luta e pé na estrada” é fruto da pesquisa de doutorado intitulada “Narrativas de si em Movimento, uma genealogia da ação política das mulheres trabalhadoras rurais do sul do Brasil”. O filme acompanha a participação de um grupo de mulheres trabalhadoras rurais da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul na V Marcha das Margaridas, realizada em agosto de 2015 em Brasília-DF. Retrata o processo de participação na Marcha das Margaridas, desde a viagem em direção à Brasília, a chegada, a participação nas atividadades e a avaliação no retorno para casa. As narrativas das mulheres expressam os efeitos do processo de luta por melhores condições de saúde, educação, moradia, trabalho, acesso a terra e garantia de vida digna que compõe a pauta do movimento. Em marcha, as Margaridas enfrentam os desafios cotidianos dentro e fora de casa, rompem barreiras instituídas pela herança, protagonizam ações políticas em prol da garantia de direitos e do bem viver. Traduzem assim o movimento das Margaridas como luta e pé na estrada!
Rede SAFAS - Trazendo a Floresta para dentro da Roça
Plantar, manejar, consorciar, integrar. Praticar uma agricultura sustentável com a floresta. Combinar produção de alimentos com conservação ambiental. Recuperar áreas degradadas através da agroecologia. Essas são algumas das práticas e princípios dos Sistemas AgroFlorestais Agroecológicos (SAFAs). Neste audiovisual, conheceremos algumas experiências em SAFAs da Região Sul do Brasil e seus atores: agricultoras e agricultores que os cultivam, pesquisadores e pesquisadoras que buscam melhorá-los, técnicos e técnicas que os assessoram. A articulação dessas iniciativas e seus protagonistas forma esta Rede que busca conectar e dar visibilidade a essas diversas experiências, promovendo o diálogo entre pesquisa, técnica e prática para superar os desafios e inspirar o desenvolvimento das agroflorestas, trazendo cada vez mais a floresta pra dentro das roças.
Saiba mais sobre a Rede SAFAS em http://leap.ufsc.br/projetos/safas/
O Caminho das formigas
Ao dar visibilidade a ações ambientais nas escolas de Porto Alegre, este filme nos aproxima de pessoas que trabalham pela educação ambiental em nosso município, promovendo transformações e difundindo valores. As iniciativas apresentadas são ligadas ao Programa Escolas Sustentáveis (PES) e ao Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU). As educadoras e educadores ambientais nos mostram que, com dedicação, podemos construir um ambiente mais saudável.
Rádio Terra Livre - 20 anos rompendo cercas da comunicação
Documentário realizado por jovens assentados da reforma agrária que participaram do Projeto De Olho na Terra. Filme narra a história de fundação da Rádio Terra Livre e seus 20 anos de existência comunicando verdades e semeando consciência pelo pampa gaúcho.
Tudo Aconteceu em Um Certo Dia - a conquista da terra na Região de Hulha Negra e Candiota
Documentário realizado pela turma de produção audiovisual do Projeto De Olho na Terra. Filme narra parte da história de luta e conquista da terra pelo MST na Região de Hulha Negra e Candiota no Rio Grande do Sul.
Na trilha por uma escola sustentável
O Projeto Escola Sustentável surgiu em 2011 com o apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Comitê de Gestão Ambiental (CGA) da PUCRS. A equipe do Projeto é composta por professores e alunos da PUCRS de diversas áreas do conhecimento, que propõem levantamento de desempenho ambiental escolar Através da avaliação de itens como o uso da água e da energia, o descarte dos resíduos e uso de materiais mais sustentáveis, entre outros. Através do Edital PICMEL/2014 da FAPERGS o projeto Escola Sustentável realizou o projeto Escola Sustentável: Agricultura Ecológica, Energia Solar e Captação da Água da Chuva como Elemento Educador no Município de Gravataí, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Nunes. Este projeto previu bolsas para 6 alunos e 1 professor. O Projeto se desenvolveu durante os anos de 2014 e 2015. A partir do ano de 2016 o Projeto intitulado “Escola Sustentável: Captação da Água dá Chuva como Elemento Educador”, contou com o apoio da CAPES e ANA, através do Edital ANA-CAPES/DEB n°18/2015.
Uma viagem de 50 anos - De Coral Misto 25 de Julho de Pôrto Alegre ao Expresso 25
Um filme que conta a história de um dos mais icônicos grupos corais da cidade de Porto Alegre – porque não dizer do Brasil. Uma iniciativa de jovens que frequentavam um clube de cultura germânica – o Centro Cultural 25 de Julho – na capital dos gaúchos, em 1964, e que alçou voos os levando da música coral clássica e folclórica até a transformação, a chegada do Expresso 25, com a música brasileira. Hoje sob a batuta do Maestro Pablo Trindade, desde 1996, é um grupo consagrado no cenário musical brasileiro e conta com produções recentes conjuntas com Hermeto Pascoal, Celso Viáfora, Guinga e Ivan Lins. Esse documentário é um convite a uma viagem de mais de 50 anos – todos a bordo!