Sessão Bodoqe de Cinema II

The Pirate Bay – Away From Keyboard
O maior site de compartilhamento de dados do mundo sob ataque da indústria.

cartaz-tpb-internaQuem conhece a história do Napster – o primeiro aplicativo de compartilhamento de dados (músicas e filmes, principalmente) massivamente distribuído no mundo, não se surpreende com o que vem ocorrendo nos últimos anos com relação à troca de arquivos na internet. Quem antes comprava CDs, pilhas de plástico, passou a armazenar dezenas, centenas, milhares de bytes em arquivos mp3… E isso irritou quem produzia esse monte de plásticos e ganhava dinheiro com isso.

Os artistas!?

Não, a indústria.

Utilizando-se do Metallica, o Napster foi processado e precisou fechar. Posteriormente, outras iniciativas tecnológicas de compartilhamento surgiram, mas foram caindo uma a uma. Eis que surge o conceito peer-to-peer (P2P – ponto-a-ponto) de compartilhamento, evoluindo das propostas do Napster e seus assemelhados, através de arquivos chamados de torrent, deixou-se de armazenar as músicas, filmes e outros arquivos em computadores centrais, e o compartilhamento passou a ser exclusivamente, literalmente, de pedaços de arquivos espalhados pelos computadores do mundo todo conectados à internet. Ou seja, você baixa sua música, via torrent, não de um, mas de milhares de outros usuários, cada byte vem de um lugar.

De maneira simples, é isso. E, de maneira simples, isso tem deixado a indústria de cabelo em pé, até porque eles não entendem muito bem o que é compartilhamento de dados e carimbam tudo com o selo da pirataria.

Junte a isso o componente de que cada vez mais se discutem os conceitos de copyright e temos um caldeirão em ebulição, ou um sistema operacional em looping, travado, tela azul total.

The Pirate Bay – Away From Keyboard (The Pirate Bay – Longe do Teclado) acompanha a atualidade do maior site de compartilhamento de arquivos torrent na sua epopeia defensiva contra os gigantes da indústria cultural na saga de seus 3 criadores…

3 pessoas, 3 jovens, a mesma história de sempre: a força do capital contra a iniciativa coletiva.

Confira o trailer:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *