Dia Nacional da Araucária

No dia Nacional da Araucária, 24, às 14h, haverá exibição do documentário Araucária, de Julia Aguiar/Coletivo Catarse, no Jardim Botânico de Porto Alegre e dia 25, às 19h, na Câmara de Vereadores de Canela. Ambas as sessões com debate sobre a conservação e o uso sustentável da floresta com Araucária.

O filme é uma realização da Catarse em conjunto com o programa RS Polo Audiovisual, em parceria com a TVE e Iecine e com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sinopse: O documentário (26 min.) é uma busca poética e reflexiva em torno da Araucária, a majestosa espécie arbórea que sustenta relações ecológicas fundamentais, e se encontra ameaçada de extinção pela ação humana. O relato aborda desde os usos ancestrais das populações indígenas que habitaram a região do planalto, passando pelos imigrantes, as serrarias, o corte indiscriminado e a devastação, chegando na complexa situação atual. Se problematiza a condição extremamente protegida da árvore, lançando possibilidades de uma conservação pelo uso, muito cuidadosa mas que aproxime a araucária, seus processos, frutos e madeira, das populações que habitam região dessa floresta do frio.

Assista ao trailer:

ARAUCÁRIA from Julia Saldanha Aguiar on Vimeo.

ConviteAraucaria

Um comentário em “Dia Nacional da Araucária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: