Sessão Bodoqe especial! Catarse 10 anos!

Continuando a programação especial de aniversário do Coletivo Catarse, na terça, 09/09, serão exibidos os filmes Araucária e Barragem, com canja musical de David Cunha.

Araucária e Barragem e canja musical David Cunha, 09/09, 20h – no Comitê Latino-Americano (Vieira de Castro, 133), ENTRADA FRANCA

Dia Nacional da AraucáriaAraucária – O documentário (26 min.) é uma busca poética e reflexiva em torno da Araucária, a majestosa espécie arbórea que sustenta relações ecológicas fundamentais, e se encontra ameaçada de extinção pela ação humana. O relato aborda desde os usos ancestrais das populações indígenas que habitaram a região do planalto, passando pelos imigrantes, as serrarias, o corte indiscriminado e a devastação, chegando na complexa situação atual. Se problematiza a condição extremamente protegida da árvore, lançando possibilidades de uma conservação pelo uso, muito cuidadosa mas que aproxime a araucária, seus processos, frutos e madeira, das populações que habitam região dessa floresta do frio.

Barragem – Percorremos os caminhos do rio Uruguai, divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para apurar a questão da maior bacia hidrográfica da Região Sul do Brasil, que está cravejada de usinas hidrelétricas. O resultado desse trabalho é a reportagem cinematográfica (39 min) “Barragem”, um apanhado sobre o complexo sistema de rios em corredeiras, que hoje é uma sequência, quase que contínua, de lagos largos e profundos. E justamente nos últimos trechos em território nacional que ainda preservam características originais do ambiente, o governo federal quer autorizar a instalação de novos empreendimentos. Para isso não mede consequências, e passa por cima de direitos sociais, econômicos e ambientais.

Confira mais da programação do mês de aniversário da Catarse! (TUDO COM ENTRADA FRANCA)

No Comitê Latino-Americano:

16/09 – Quilombo da Familia Silva e Batuque e canja musical Pará (programação a confirmar)

30/09 – sessão de curtas e canja musical Pontos, Rezas e Milongas com Caroline Caramão

 

No dia 23 de setembro, na sala Norberto Lubisco da Casa de Cultura Mário Quintana:

release-Norberto-Lubisco-1 release-Norberto-Lubisco-2 release-Norberto-Lubisco-3

One thought on “Sessão Bodoqe especial! Catarse 10 anos!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *