Rede

Elos

Espaço dedicado às conexões de rede do Coletivo Catarse.
Aqueles que estão aqui expostos têm alguma relação construída conosco nas mais diversas áreas e campos em que atuamos.
Página em constante construção!

A Ação Nascente Maquiné – ANAMA é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1997 e que tem como missão promover estratégias de desenvolvimento socioambiental saudáveis, de relevância pública e social, nos biomas Mata Atlântica e Pampa.

Site
Jornalista e fotodocumentarista. Fotos de ruas, de gente e de lutas. Baseado em Porto Alegre, mas no fluxo.

Facebook
Instagram
Articulação para preservação da integridade dos seres vivos e da Biodiversidade. Engloba várias entidades e agentes. Trabalha focada na luta nos campos jurídicos e da comunicação. A Catarse faz a parte da comunicação e já atuou no primeiro Seminário, em Mata e também na realização de uma vídeo reportagem, Medo da primavera.
Entidade que dá apoio para o Museu da Comunicação Hipólito da Costa.

Mais informações
Banda autoral de rock. Blecaute trata dos conflitos internos e externos, a partir do jogo de luz e sombra que permeiam as relações humanas.

Facebook
Youtube
Cia Teatro Lumbra, coletivo artístico de pesquisa e criação que compartilha suas produções de diferentes maneiras.

Clube da Sombra, produtora cultural que entende a arte como uma manifestação de evolução do ser humano no mundo.

Site

Coletivo de entidades e pessoas que debatem, propõem e lutam por democracia e uma cidade para todos. Link para o Site com a lista de entidades:

Site
E-mail
Facebook

Frente ao devido aumento da intolerância e da desvalorização latente da cultura, resolvemos dar as mãos. Unir esforços e fortalecer as lutas que nos movem nos parece uma saída imperativa nos dias atuais. Formado por artistas e fãs da cena alternativa do rock gaucho, o projeto MAO, utiliza a musica para discutir pautas importantes da sociedade atual. Queremos fomentar a cena independente, agregando sonoridades, debates e ações sociais.

Facebook
Instagram
Coletivo formado por torcedores antifascistas do S. C. Internacional.

Facebook
Instagram

O Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul (CCM/RS) é um coletivo de mais de 100 entidades reunidas para defender os territórios sul riograndenses de projetos de mineração em larga escala. Foi Fundado em 2019 na cidade de Porto Alegre, mas atua em todo o estado. Desde então, vem produzindo estudos técnicos independentes, divulgando contrapontos ao discurso das empresas mineradoras e apoiando mobilizações populares na defesa dos territórios.


Site
Facebook

Coletivo Formado por torcedores do Grêmio.

Facebook
Instagram
Banda autoral de rock pesado, a banda tem como característica uma fusão de Beastie Boys com Sepultura, trazendo uma sonoridade diferenciada para o cenário nacional, com letras recheadas de críticas sociais.

Youtube
Instagram
Facebook
Spotify
Iracema é uma kujà, liderança política e espiritual kaingang. Realiza palestra nas universidades, em congressos científicos e no seio das comunidades indígenas. Curandeira e parteira, cuida dos habitantes de Gá, a mãe terra e ensina aos seus filhos a lutarem por um mundo melhor, em harmonia com a floresta e os seres que nela habitam. Iracema é co-diretora do projeto Resistência Kaingang além de ter participado do vários programas Heavy Hour.

Facebook
Sediada em Porto Alegre, atua na elaboração e execução de projetos, especialmente voltados à música e às artes cênicas.

E-mail
Conjunto musical com foco na Cúmbia e outros ritmos latino americanos, com lírica voltada para as lutas dos povos. Já realizamos um vídeo clipe em parceria e estamos articulando novas propostas de trabalho coletivo.

Youtube
Engenheiro Agronômo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Foi representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário na CTNBio (2008-2014) e presidente da AGAPAN (2015-2017). Faz parte da coordenação do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (2018/2020 e 2020-2022) e é colaborador da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida, do Movimento Ciência Cidadã e da UCSNAL. É colunista no site do Coletivo Catarse:

Um outro fim de mundo é possível
O NIT é um núcleo de pesquisa dos alunos e professores de antropologia da UFRGS cujas pesquisas estão relacionadas com os povos indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhas, seringueiras etc. Prezando pelo engajamento político dos pesquisadores e pela realização de trabalhos colaborativos, o NIT vem acompanhando as comunidades nas suas exigência de direitos assim como nas lutas travadas nos seus territórios.

Facebook
Youtube
O Ponto de Cultura Áfricanamente é um espaço que trabalha na preservação e divulgação das culturas populares afrobrasileiras. O local sedia a Áfricanamente Escola de Capoeira Angola e também desenvolve eventos em sua sede e conteúdos virtuais divulgando o pensamento afrocentrado e refletindo as questões étnico raciais.

Facebook Ponto de Cultura
Facebook Escola
Rede de rádios comunitárias e web rádios, além de site e página no facebook, que distribuem o programa Heavy Hour, é constituída pelos seguintes veículos:

Rádio Com (Pelotas – http://www.radiocom.org.br/)

Rádio Armazém (Santa Maria – https://radioarmazem.net/)

Rádio Ipanema Comunitária (Zona Sul de Porto Alegre – https://www.ipanemacomunitaria.com.br/ )

Rockpedia (Caxias do Sul – https://rockpedia.com.br/)

Rádio a Voz do Morro (Morro Santana, Porto Alegre – https://www.facebook.com/avoz.morro/)

Radio BGV (Bairro Getúlio Vargas, Rio Grande – https://radiowebeducativabgvfm.com/)

Site Repórter Popular (http://reporterpopular.com.br/)
Coletivo de comunicadores que lutam e de lutadores que comunicam. Lutamos por direitos, por dignidade, por melhores condições de trabalho, estudo e moradia; e comunicamos nossas lutas, nosso dia a dia.

Site
O coletivo é composto por indígenas e não-indígenas todos apoiadores ou protagonistas da retomada Kaingang Konhún Mbág (Erva Grande) na FLONA de Canela. O coletivo informa sobre os andamentos do processo da retomada e também produz materiais audiovisuais.

Facebook
Instagram
Poeta, tocador de sopapo e cancionista, integrante do Bataclã FC e Alabê Oni. Doutor em Literatura Brasileira, Escrita Criativa de Canção na UFRGS.

Youtube
Artista plástico, músico e bonequeiro. Construiu com a catarse o projeto “Entre o sonho e o som, uma vida dedicada às artes populares”.

Site
Organização internacional que trabalha com coletivos de ativistas e organizações de direitos humanos para que o vídeo seja usado como ferramenta para exigir justiça e responsabilização pela violência policial no Brasil.

Site