A sede é a sede de que a cultura viva evolua

Na terça-feira, 30 de julho, o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, de Porto Alegre, convidou para uma roda de conversa sobre a importância da estrutura física de pontos de cultura na sustentação das suas ações culturais – principalmente nas periferias. Numa gélida noite, mais uma vez, expôs-se algo que é cíclico na vida do próprio Quilombo como um exemplo que precisa ser superado para a consolidação de espaços culturais como esses e semelhantes – a insegurança com relação a sua sede.

Importante destacar que isso não é exclusividade deste segmento. Historicamente, as populações originárias deste país e aquelas que vieram forçadas de suas terras mantêm suas origens intrinsecamente ligadas aos seus territórios. Isso sempre foi a garantia de suas próprias existências por séculos, mas não só de si, também das florestas, do meio ambiente. Imagens de satélite são testemunhos globais e apoiam estudos que comprovam isso. Indígenas e quilombolas são, hoje, os principais guardiões das matas e da fauna – se ainda há Amazônia é porque ainda há áreas delimitadas para diversas etnias indígenas, e, se ainda resta algo de Mata Atlântica, é porque existem também os quilombos titulados e permanentes em seus territórios. Nas cidades isso também se verifica. E, mais além, no ecossistema cultural e político, se replica essa lógica onde o fazer artístico e cultural serve como proteção às ideologias destruidoras do planeta.

Isso suscita à reflexão, pois estar em um local cedido, como outros, em locais emprestados, alugados, ocupados, coloca seguidamente em xeque as atividades desenvolvidas, inclusive, por inciativas como o Quilombo do Sopapo, consolidado na formação, criação e desenvolvimento da cidadania em um lugar como o bairro Cristal e suas comunidades há mais de 15 anos. E esta é uma realidade disseminada entre quase todos os pontos de cultura existentes no RS e também de várias outras iniciativas – como centros culturais, associações de moradores, cozinhas solidárias, hortas comunitárias, etc. Todos considerados espaços de resistência e com relevância nas dinâmicas sociais nos territórios que estejam instalados. A falta da garantia de sede é também a apreensão de que projetos terminem simplesmente quando os recursos acabem, sem que seja possível trabalhar a longo prazo e com autonomia a continuidade da produção cultural de base, de matriz popular.

Não são poucos os pontos de cultura que já encerraram suas atividades por, simplesmente, não haver mais recursos para manter suas sedes. Ou então aqueles que seguidamente conseguem certa autossustentabilidade, mas que estão sempre na contenda da manutenção do espaço em negociações com os proprietários dos mesmos. A pandemia foi um momento em que muitos ou fecharam ou chegaram perto de acabar – mas, pela mobilização de muita gente Brasil afora, se fez existir uma Lei Aldir Blanc, que distribuiu recursos extraordinários emergenciais exatamente para a manutenção desses locais.

E a questão que se levantou passara por aí – tratar das sedes não mais como uma excepcionalidade orçamentária ou que acompanhe simplesmente projetos contemplados, com recursos para se bancar aluguel, mas, sim, como estacas bem fincadas no meio de um latifúndio cultural elitista, com a garantia da manutenção da existência, transformando-se algo efêmero em um movimento perene.

Muitas das falas na noite se encaminharam em direção a esta percepção. A equipe de coordenação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, muito apreensiva – mais uma vez – com a insegurança relacionada ao ciclo da sua sede, expôs como grande exemplo sua situação e prepara mobilização para não deixar uma conquista de mais de década se esvair em uma simples não renovação de concessão de uso por uma nova gestão de um sindicato, proprietário daquela área onde se estabeleceu. O Sopapo é um quilombo cultural efetivo, assim como muitos pontos de cultura o são, relacionando-se historicamente com seu território e estabelecendo-se como referência não só na produção da arte, mas na geração de cidadania em uma realidade de periferia que necessita tanto de lugares assim.

Para uma política estruturante como a Cultura Viva, com 20 anos já, perder pontos de uma rede já tecida por falta de propriedade dos espaços não deveria ser uma opção.

Novos encaminhamentos virão.

Presentes no encontro estavam representantes do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre, do coletivo Periferia Feminista, da ASCOBREVIC e do Ilê Aganj Ati Oxalá.

*colaborou no texto Marcelo Cougo (Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre), fotos de Julio Rodrigues (Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo)

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